Tipos de perfuratriz: saiba quais são os modelos utilizados para fundações

tipos de resíduos da construção
Conheça os tipos de resíduos da construção civil
20 de dezembro de 2019
Por que alguns prédios na orla de Santos entortaram?
17 de fevereiro de 2020

Tipos de perfuratriz: saiba quais são os modelos utilizados para fundações

A perfuratriz é uma máquina de perfuração em solos ou rochas, utilizada em serviços de fundações. Nesse sentido, elas têm como objetivo criar um poço ou furo, com a profundidade planejada pela equipe de engenharia civil. Esta ferramenta foi desenvolvida nos Estados Unidos da América e difundida em toda Europa e Japão na década de 80. Seu uso mais comum é em trabalhos de fundação profunda, ou seja, aqueles com carga proveniente da superestrutura, transmitida para a fundação por meio da resistência de ponta, pela resistência de fuste ou por ambas. No entanto, para além do seu conceito, também precisamos conhecer os tipos de perfuratriz.

Esta ferramenta é moldada “in loco” durante a execução da fundação profunda e tem seu processo executado mecanicamente por meio de trado contínuo ou segmentado, com injeção de concreto através da haste central interna do trado, executado simultaneamente com a sua retirada do solo.

Alguns tipos de perfuratriz apresentam a possibilidade de terem as suas operações monitoradas através de um computador. Assim, com sensores conectados é possível monitorar graficamente os níveis de perfuração, injeção de concreto, velocidade de rotação, entre outros. Nesse sentido o projeto apresenta resultados fiéis para a execução de cada estaca e possibilita aumentar a qualidade da obra.

Os tipos de perfuratriz podem também ser divididos entre o tamanho do seu maquinário. Por isso, dependendo de cada obra, elas se apresentam como de pequeno, médio e grande porte. No entanto, recomenda-se o uso desta ferramenta para a realização de fundações independente do seu tamanho, conforme a indicação de profissionais qualificados.

A perfuratriz aumenta a produtividade da obra e possui capacidade de carga que as estacas suportam bastante elevada. Para fundações profundas ela atinge uma média de 20 estacas por dia, sendo finalizada na sua cota real de arrasamento. Nesse sentido, também apresenta locomoção rápida, já que o equipamento é instalado sobre a estrutura de escavadeiras hidráulicas, sobre esteiras.

Tipos de perfuratriz

Com relação aos tipos de perfuratriz, podemos classificá-las em: percussivas, rotativas, percussivo-rotativas e furo-abaixo. A primeira, reproduzem o trabalho manual de perfuração em rocha. Ela produz um giro da broca imediatamente após cada golpe e seu acionamento é feito por ar comprimido. Apesar disso, também existem modelos que são acionadas por combustíveis, como gasolina e diesel, por exemplo.

Elas transmitem à broca a percussão, e no intervalo entre duas percussões sucessivas, há uma rotação de pequeno arco de círculo. Simultaneamente ocorre a introdução de ar ou água de limpeza. A alternância dos movimentos ocorrem por meio de uma válvula que dirige o fluxo de ar. Esta válvula é movimentada pelo próprio ar comprimido.

Seguindo os tipos de perfuratriz temos as rotativas. Elas transmitem à broca somente o movimento da rotação e a demolição é feita pela pressão constante feita através deste giro. Elas são usadas principalmente em furos de grandes profundidades, como prospecções, poços artesianos e poços petrolíferos, por exemplo. Já as perfuratrizes percussivo-rotativas apresentam a rotação contínua além das percussões sobre a broca. Elas são utilizadas para diâmetros maiores que a percussiva e, além disso, sua rotação é reversível.

Por último, as perfuratrizes de furo-abaixo apresentam o esforço de percussão para a extremidade da broca feito através de segmentos de aço unidos. Como vantagens, podemos citar o fato de que com elas não ocorre a dissipação de energia e o rendimento é maior para a mesma quantidade de ar comprimido. Apesar disso, elas apresentam velocidade menor e não é recomendada para rochas muito fraturadas ou na presença de água.

A União Fundações se preocupa em oferecer a maior qualidade para a sua obra. Por isso, atualmente, dispomos de 12 perfuratrizes espalhadas por diversos estados brasileiros. São máquinas que conseguem alcançar 33 metros e estacas de até 38 metros de profundidade.

Quer ficar por dentro das novidades da construção civil e saber mais sobre arrasador de estacas, perfuratriz e obras conscientes e sustentáveis? Acesse o site da União Fundações e conheça o nosso trabalho, que preza por excelência, profissionalismo e honestidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *