Sondagem do Solo: Saiba como a etapa evita problemas na fundação

canteiro de obra organizado
Canteiro de obras organizado: Cinco dicas para otimizar o trabalho
27 de março de 2019
arrasamento de estaca
Arrasamento de Estaca: A importância do procedimento para fundação
19 de abril de 2019

Sondagem do Solo: Saiba como a etapa evita problemas na fundação

sondagem do solo

A sondagem do solo é uma etapa técnica vital em qualquer tipo de obra. Isso porque, um projeto de fundação não pode ser concebido da maneira correta sem que haja esse procedimento para determinar as propriedades físicas do solo. Assim, dependendo dos resultados obtidos com o estudo, o projeto pode até ser financeiramente inviabilizado.

 

sondagem do solo

 

Muitos profissionais da área da construção erroneamente costumam não aplicar a sondagem do solo em obras de pequeno porte. Embora, isso possa comprometer o sucesso da obra. Ao deixar de realizar os ensaios geotécnicos, fazendo apenas avaliações visuais do solo, eventualmente fica impossível garantir a segurança e economia de materiais. Assim, não é possível evitar que retrabalhos tenham de ser executados no futuro.

É no momento da sondagem do solo que se pode obter informações relevantes sobre os tipos de componentes que existem abaixo do solo. Consistindo na investigação ou prospecção do subsolo de um determinado terreno. Essa técnica é responsável por fornecer informações do subsolo, como:

  • Espessura e dimensão de cada camada do solo até a profundidade desejada;
  • Existência de água com a posição do nível d’água encontrado durante a investigação do solo;
  • Profundidade da camada rochosa ou do material impenetrável ao amostrador;
  • As propriedades do solo ou da rocha como permeabilidade, compressibilidade e resistência ao cisalhamento.

 

Leia também: Projeto de Fundação: Etapa garante mais segurança e economia

 

Existem diferentes maneiras de realizar a sondagem do solo, confira cada uma delas a seguir:

 

Sondagem de Solo à trado

A sondagem do solo à trado utiliza apenas um instrumento a trado (amostrador de solo). Composto por lâminas cortantes, espiraladas ou convexas, para realizar a investigação do terreno. Os trados pode ser manuais ou mecanizados. Existem dois tipos de trado mais utilizados: concha ou cavadeira e helicoidal e com menor emprego, os trados torcidos e espiral.

 

Sondagem de Solo à percussão SPT

A sondagem do solo à percussão, conhecida como SPT (Standard Penetration Test). É um método tradicional e muito utilizado. Responsável pelo reconhecimento de maneira eficiente, fornecendo dados numéricos e bons índices com relação à resistência do solo durante os ensaios. Posteriormente, os ensaios são furos realizados durante a sondagem para testar a permeabilidade do terreno, além de outros testes. Por meio desta sondagem, portanto, é possível determinar o tipo de solo atravessado pelo amostrador padrão, a resistência (N) oferecida pelo solo a cravação do amostrador e a posição do nível de água se encontrada água durante a perfuração.

 

Sondagem de Solo Rotativa

A sondagem de solo rotativa faz a investigação e reconhecimento de rochas e solos. Primeiramente, permite a retirada de amostras da rocha atravessada, podendo atingir grandes profundidades. Os resultados são apresentados em relatório. Possui planta do local e indicação dos pontos perfurados, perfis geológicos geotécnicos de cada sondagem, contendo as informações da obra, número, inclinação e rumo da sondagem, data de início e término, cota do furo e nível d’água quando encontrado, profundidade e cotas na vertical, diâmetros de sondagem e profundidade dos revestimentos, comprimento de cada manobra, número de golpes SPT ( quando solo ), recuperação dos testemunhos, alteração, coerência, fraturamento, RQD, descontinuidades, classificação e interpretação geológica.

 

Leia também: Fundação profunda para solos com lençol freático

 

É com base nesses levantamentos que os tipos de fundação são definidos. Se o projetista não tiver conhecimento sobre o que existe no subsolo, é grande a possibilidade de a fundação ou mesmo a estrutura da edificação ter seu dimensionamento calculado de maneira errada. Quando não se conhece o que há no subsolo, pode super ou subdimensionar a fundação ou a estrutura. Para evitar acidentes e também economizar no total gasto com a construção, é fundamental conhecer a resistência do solo.

Se você chegou até aqui, já conhece cada tipo de sondagem do solo. Também entendeu a importância desse procedimento para garantir a escolha do tipo correto de fundação e a segurança da obra como um todo. Ficou com dúvidas? Nós envie sua pergunta. Somos especialistas em fundação. Veja outras dicas de fundação. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *