6 vantagens ao utilizar um software de gestão de obras

Mezaninos em aço são a melhor escolha para qualquer tipo de obra
15 de setembro de 2021
Conheça o Caminhão Munck e suas vantagens para a construção civil
Conheça o Caminhão Munck e suas vantagens para a construção civil
5 de novembro de 2021

6 vantagens ao utilizar um software de gestão de obras

software de gestão de obras

software de gestão de obras

Gerenciar uma obra é uma das partes mais complicadas e importantes para o sucesso da construção de um empreendimento. Para automatizar e melhorar ainda mais a qualidade de execução do projeto, implementar um software de gestão de obras é fundamental.

Isto ocorre porque existe a dificuldade de conectar o que acontece no canteiro de obras com o escritório. Assim, o software consegue controlar a distribuição de tarefas, prazos, orçamentos e a evolução das etapas de construção com agilidade e eficiência.

Tudo isso resulta em economia, redução de prazos e maior qualidade para a obra. O software também consegue aplicar maior mobilidade, produtividade, segurança e qualidade para gerir os processos construtivos.

Como a gestão da obra é uma parte fundamental para garantir tempo, recursos e administração das equipes, fazer com que o gestor tenha o seu trabalho mais organizado e simples possível é muito importante para o bom andamento da construção do empreendimento. 

Por isso, o software de gestão de obras é uma ferramenta de gestão que promove todas estas necessidades, reduzindo custos e aumentando a qualidade.

 

Basicamente, os softwares funcionam como ferramentas para organizar as informações de campo e transmiti-las rapidamente para os responsáveis pelo gerenciamento da construção. 

Pontos importantes, como apontamento de atividades, dados de segurança, realização de inspeções, assistência técnica, registros e documentos são organizados com pequenos passos e muitas vezes de forma automática.

Além disso, eles também permitem acompanhamentos efetivos de outras questões importantes, como reuniões, documentação, uso de EPIs, exames e treinamentos dentro do canteiro. Isso faz com que se eleve a segurança dos funcionários e também do projeto.

Outro ponto positivo da utilização desta tecnologia é que ela permite diminuir o desperdício na construção e manter tudo dentro do orçamento. 

Com a utilização de indicadores reais, é possível ter a plena noção dos pontos fracos e gargalos da obra, que precisam ser ocorrer melhorias e aplicando investimentos corretos.

Assim, os softwares aplicas para a construção civil melhoram na organização da empresa, antes, durante e depois da obra, com a coleta e organização de dados e informações. 

Eles proporcionam o acesso rápido e de praticamente qualquer lugar, melhorando também a comunicação entre as partes envolvidas e evitando atrasos.

Essa otimização facilita o trabalho do gestor, que consegue ter uma noção geral melhor de toda a obra. Desse modo, é possível garantir que a construção seja entregue em menos tempo, com menos problemas e tudo isso aumentando o lucro.

6 vantagens ao utilizar um software de gestão de obras

 

Automatização de tarefas –

A automatização dos serviços da construção civil são fundamentais para as novas exigências do mercado. Todos os setores da obra, desde engenheiros, construtores e supervisores, se beneficiam do uso de softwares específicos para a obra.

Com essa automatização, pode-se obter relatórios interativos que permitem a identificação de gargalos e problemas que mais atrapalham o andamento da obra e impactam negativamente na qualidade.

 

Mobilidade no canteiro –

O auxílio de softwares facilita em outro ponto importante para os canteiros de obras, que é a mobilidade. 

Atualmente, os dispositivos móveis são fundamentais para o setor, já que agiliza na transmissão de informações do gestor para os colaboradores. Além disso, muitas informações também se tornam mais simples de serem obtidas, com fotos e vídeos.

Nesse sentido, o software de gestão de obras gerencia facilmente todas estas informações recebidas pelos dispositivos móveis. Assim, com a comunicação remota e todas estes dados na palma da mão, é possível agilizar a troca de informações e tomada de decisões importantes para a obra.

 

Integração de dados –

A gestão da informação é muito importante para uma obra de construção civil

E com os softwares especializados, é possível que todas as informações, das diferentes etapas da obra, sejam integradas em um único sistema.

 Com isso, a organização das informações se torna mais eficiente e as tomadas de decisões que se baseiam nestes dados podem ser tomadas conjuntamente e com maior rapidez e precisão.

 

Segurança dos dados –

A segurança de dados é fundamental para qualquer indústria. Com um software aplicado para a construção civil, evita-se que informações fundamentais sejam perdidas. 

Com o armazenamento destes dados em nuvem, a chances de extravio são reduzidas a praticamente zero. Essa gestão de documentos ainda é otimizada e organizada de maneira mais rápida e acessível.

Melhoria na etapa da vistoria e entrega – Usar um software de gestão de obras faz a criação de formulários dinâmicos, que atendem necessidades específicas de cada empreendimento. 

Agilizar estas etapas é algo muito importante para a construção civil, facilitando muito a vida de quem está envolvido no projeto.

Além disso, pode-se criar uma assinatura eletrônica com aceite digital, que também evita muito trabalho com aprovações, algo necessário da parte burocrática. 

E até mesmo na finalização das negociações da obra e na entrega das chaves o software de gestão de obras colabora para que o processo formal de entrega e recebimento do empreendimento com agilidade e segurança.

Redução de custos – Por último, uma das vantagens fundamentais é na diminuição dos custos da obra. 

Além da utilização de software de gestão de obras evitar possíveis retrabalhos, com digitação de informações coletadas em papel, também acelera a execução de processos gerais.

Com o aumento da produtividade, diminuem-se os prazos de entrega, possibilitando fazer um melhor controle de custos, reduzindo gastos e aumentando a rentabilidade da obra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Falar no WhatsApp
Precisa de ajuda?