Com o ano acabando, algumas tendências da construção civil para 2019 se confirmaram e outras não. Agora é época de ficar ligado com o futuro do setor e se preparar para os seus empreendimentos. Assim, como trabalho da União Fundações, é possível realizar com eficiência, o serviço de fundações sempre cumprindo seu compromisso de maneira segura e ecologicamente correta.
A União Fundações é uma empresa especializada em projetos e execução de fundações. Assim, atuamos no mercado especializado de engenharia de solos, fundações e construção civil e atendemos as mais conceituadas empresas da região. Prezamos pela qualidade dos serviços prestados, entrega pontual e competência dos nossos profissionais qualificados que efetuam os serviços. Por isso, estamos sempre conectados às tendências da construção civil.
Nesse sentido, conforme apontam dados do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE) o Índice de Confiança da Construção (ICST) atingiu o valor mais alto desde 2015. Neste mês, chegou a 84,7 e pela terceira vez consecutiva a utilização da capacidade instalada cresceu 3,5 pontos percentuais e chegou a 65,6%. Ou seja, o novo ano está se tornando promissor para investimentos no setor e ficar ligado nas tendências da construção civil se torna ainda mais importante.
Desde 2014 o setor da construção civil se encontra em retração. No entanto, as perspectivas do mercado apontam uma melhora para este ano e possivelmente para 2020. A projeção de crescimento de 1,3% para 2019 é baixa, mas ainda assim é positiva após tanto tempo em queda.
Com expectativas de melhoria, uma das tendências da construção civil para 2020 é o uso de novas tecnologias e aprimoramento de algumas já utilizadas. Nesse sentido, podemos citar a BIM (Building Information Modeling). Esta tecnologia já vem sendo utilizada, e tende a crescer cada vez mais. Ela consiste em realizar a modelagem 3D dos projetos e permite organizar informações da obra de forma consolidada em uma única plataforma. A ferramenta também ajuda na redução de erros e predição de falhas. Além disso, colabora no planejamento da parte elétrica e hidráulica.
Com a popularização das impressoras 3D não poderia ser diferente no setor da construção civil. Inicialmente esta tecnologia servia para construir apenas os modelos, mas em países como China e Holanda já foram construídas casas inteiras com esta ferramenta. Nesse sentido, a robótica também é uma tendência. Inicialmente existem tecnologias para medir os espaços e posicionar tijolos, além de transporte equipamentos, descarregamento de materiais e atividades de risco.
No ano de 2020 a aposta nos modelos pré-fabricados de concreto se expandirá. Um das tendências da construção civil deste ano, é uma excelente saída para redução de custos e tempo de conclusão reduzido. Como a economia cresce vagarosamente, este tipo de construção será bastante utilizado.
Outras novidades ficam por conta da realidade aumentada, que fará parte da vida dos projetistas. Ela ajuda com a redução de erros durante a realização do projeto e evita o desperdício. Além disso, os drones são uma grande aposta, já que consegue fazer o levantamento topográfico de um terreno rapidamente e fornecer informações para construção.