Saiba como sistemas de apontamento e apropriação colaboram para aumentar a produtividade na construção civil

Como a NBR 9050 impacta a acessibilidade para as construções do futuro
6 de abril de 2021
Importância da segurança no canteiro de obra
12 de maio de 2021

Saiba como sistemas de apontamento e apropriação colaboram para aumentar a produtividade na construção civil

O setor da construção civil está em plena retomada de crescimento. Com o aumento da venda de imóveis e a redução dos juros de financiamentos imobiliários, a indústria se fixou como uma das potências na retomada da economia após a crise aumentada pelo coronavírus. Por isso, as demandas para aumentar a produtividade começaram a disparar também.

Essa nova necessidade de aumentar a produtividade se dá pela necessidade de acompanhar o ritmo do mercado imobiliário e os projetos de novas construções. Assim, cada vez mais se torna necessário buscar novos formatos de gestão, que façam melhor aproveitamento de recursos e mão de obra.

Os sistemas de apontamento e apropriação são uma excelente saída para aumentar a produtividade nas obras, já que com eles a empresa consegue identificar os principais pontos que necessitam de melhoria.

Assim, ao encontrar dificuldades, com estes dados coletados, sua empresa pode focar em melhorar a otimização do uso de maquinários e sua distribuição no canteiro, por exemplo. 

Também é possível reduzir os custos de transporte e eliminar serviços improdutivos, que impactam diretamente no projeto. Tudo isso pode ser feito com a redefinição de equipes em tarefas e com a quantificação de insumos utilizados.

No entanto, para que isso ocorra plenamente, é necessário fazer a implementação de novas tecnologias que utilizem o apontamento e apropriação, que forneçam dados confiáveis para você aplicar as técnicas, além de identificar os problemas na execução da construção.

Além disso, você consegue ter melhor controle sobre as informações do canteiro de obras, como a mensuração do uso de recursos e a identificação de fatores que podem contribuir ou prejudicar a produtividade

Nesse sentido, um sistema de apontamento e apropriação é fundamental para colaborar com o seu projeto. Ele permite fácil acesso aos dados, fazendo com que você não perca tempo e melhore muito em relação ao controle das melhorias.

Um sistema de apontamento e apropriação nada mais é do que uma estrutura tecnológica, que consegue gerir dados em tempo real, para que você possa fazer a tomar decisões mais rápidas. 

Ele pode ser desenvolvido em aplicativos de celular ou computadores (o ideal é que seja em ambos). Sua função é fazer o acompanhamento tarefas diárias e otimizando a coleta de dados no canteiro de obras, além de outras questões relacionadas ao acesso à informação.

E, como falamos anteriormente, a tecnologia é um fator chave para a utilização com qualidade do sistema de apontamento e apropriação para aumentar a produtividade

Assim, implementando soluções móveis no canteiro de obras, você consegue coletar estes dados de maneira ainda mais rápida e, em muitos casos, em tempo real.

Com isso, a substituição dos métodos manuais de registro, além da automatização do envio e da análise destes dados, você não só elimina a necessidade de inúmeras planilhas, como também acelera todo esse processo.

Isto também impacta também para a tomada de decisão, já que você não corre tanto riscos com registros incorretos de dados e perda de informações. Além disso, a tecnologia facilita com a garantia de maior segurança através de diversas opções de armazenamento em nuvem.

Sem contar com o fato de que a demora para a análise dos dados diminui a produtividade, já que muitas vezes as informações cruciais demoram para chegar ao escritório e ao canteiro. 

E para aumentar a produtividade, a tecnologia consegue otimizar os processos e reduzir desperdícios, além de melhorar na redução dos retrabalhos.

Desse modo, quando a tecnologia é aplicada ao sistema de apontamento e apropriação a construtora consegue reduzir o impacto no custo total da obra. Você consegue, por exemplo, evitar desperdícios e monitorando o cumprimento de prazos e o controle de equipes contratadas. Assim, ela colabora com a distribuição eficiente de profissionais e a gestão das equipes.

Benefícios do sistema de apontamento e apropriação

Na construção pesada, como é o caso de rodovias e pontes, por exemplo, o sistema é utilizado para aumentar a produtividade ao fazer a otimização de processos. Nesse sentido, são realizados métodos que reduzam o custo do orçamento e também da execução da obra.

Isto ocorre porque os profissionais conseguem fazer a apuração completa dos serviços realizados. A partir disso, eles podem entender os custos e tempo gasto no uso de máquinas, insumos e mão de obra. 

Com base nos dados coletados, você consegue gerir, por exemplo, a ociosidade de um equipamento, ou também as causas dos imprevistos e imprecisões.

Além disso, é possível aplicar o sistema para que se tenha uma avaliação constante do desempenho e produtividade na execução. Desse modo, você pode planejar melhor as tarefas e reduzir os custos e as horas improdutivas. E também consegue se apropriar melhor dos custos, fazendo uma aplicação mais direcionada e correta para a execução da obra.

Já para a construção leve, é possível aumentar a produtividade envolvendo uso de materiais e também a rotina de trabalho de cada colaborador. Você pode utilizar as informações para determinar eventuais problemas que geram custos excessivos, desperdícios e improdutividade.

Ao gerir a obra com os sistemas de apontamento e apropriação, você desenvolve a capacidade de gerir a obra com qualidade. Assim, pode atualizar constantemente cronograma e o orçamento de obras, além de evitar ociosidade e retrabalhos. 

Ou seja, o sistema funciona como um método de controle da produção, fazendo o acompanhamento diário do canteiro, padronizando e otimizando os processos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Falar no WhatsApp
Precisa de ajuda?