Projeto de Fundação: Etapa garante mais segurança e economia

solos com lençol freático
Fundação profunda para solos com lençol freático
27 de fevereiro de 2019
canteiro de obra organizado
Canteiro de obras organizado: Cinco dicas para otimizar o trabalho
27 de março de 2019

Projeto de Fundação: Etapa garante mais segurança e economia

projeto de fundação

O projeto de fundação é crucial para a boa execução da construção, é nesse documento que será definido o melhor tipo de fundação a ser utilizado, assim como o detalhamento de seus elementos. A escolha correta do tipo de fundação pode evitar patologias e recalques do solo que não estavam previstos. Dessa forma, realizar um projeto de fundação pode ajudar a ter uma edificação mais segura e mais econômica.

projeto de fundação

A fundação é o que chamamos de infraestrutura na engenharia, a parte da estrutura que fica abaixo do solo. Seus elementos é que receberão as cargas da estrutura e vão às transmitir ao solo. Um projeto bem elaborado evita danos (manifestações patológicas) à superestrutura, tais como trincas, fissuras excessivas, ou mesmo ruptura de elementos estruturais, ocasionados por problemas de recalque de fundações, e que, muitas vezes, vêm a comprometer a utilização parcial ou total da estrutura.

Uma das variáveis de economia no projeto de fundação a ser elaborado está na escolha do tipo de fundação a ser executada. Além disso, fatores como a finalidade da obra, tamanho, capacidade de peso, dentre outras informações, são fundamentais que para a análise de suporte da fundação e contenção atenda a obra. De acordo com a NBR 6122/2010, há grandezas fundamentais a serem consideradas para os projetos de fundações de acordo com a solução adotada.

Para fundações superficiais, a grandeza fundamental para a elaboração do projeto é a determinação da tensão admissível ou a determinação da tensão resistente, caso o projeto considere coeficiente de segurança global ou fatores parciais, respectivamente.

Para fundações profundas, há grandezas fundamentais diferentes para estacas e tubulões. Para estacas, a grandeza é a carga admissível se o projeto for realizado em valores característicos ou a carga resistente de projeto se o projeto for realizado em valores de projeto. Já para tubulões, a grandeza fundamental é a tensão admissível ou tensão resistente de projeto.

Leia também: Fundação rasa e Fundação profunda: Entenda as diferenças

Essas cargas ou tensões, tanto para fundações superficiais quanto para fundações profundas, devem obedecer aos estado limite último (ELU) e estado limite de serviço (ELS). Com conhecimento técnico e experiência, além dos tipos de fundações, é preciso avaliar outros pontos na hora de elaborar um projeto de fundação adequado de uma edificação, como:

  • Fazer a investigação geotécnica do solo: adquirir consciência do tipo de solo, as camadas existentes – camadas mais resistentes e camadas moles – além do nível do lençol freático.
  • Reunir informações da estrutura da edificação: Tomar conhecimento da disposição dos pilares, estruturas de contenção e qualquer outro tipo de elemento que necessite de fundação.
  • Levar em conta recursos técnicos e financeiros: Adequar às soluções do projeto aos recursos técnicos e financeiros disponíveis para a obra.
  • Topografia do local da obra: É nesse momento que o projetista terá acesso a informações da superfície do terreno e possíveis pontos críticos que deverão ser levados em conta.
  • Conhecer a vizinhança: Essencial para escolher o tipo de fundação adequada, avaliando as construções que fazem divisa, observando o tipo de estrutura, estado de conservação, presença de subsolo e muros de arrimo.

Leia também: Fundação profunda para solos com lençol freático

Um projeto de fundação otimizado pode levar a uma economia significativa no custo de uma fundação, devendo este ser elaborado por profissionais experientes, de forma conjunta com o projetista estrutural da edificação, uma vez que o projeto de fundações e o projeto estrutural estão totalmente interligados e mudanças em um provocam reações imediatas no outro.

Leia também: Projeto Estrutural: Descubra qual a importância dessa etapa

Gostou dessas informações? Compartilhe com seus amigos. Se ficou com dúvidas, entre em contato conosco, somos especialistas em fundação e ficaremos felizes em ajudar. Veja outras dicas de fundação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *