Perfuratriz: equipamento fundamental para a fundação profunda.

Perfuratriz: equipamento fundamental para a fundação profunda.

Perfuratriz: equipamento fundamental para a fundação profunda

A perfuratriz é um dos principais maquinários utilizados na construção civil e também pode ser aplicado na mineração. Como o próprio nome já indica, a principal função desse equipamento é perfurar solo ou rochas. 

Desse modo, ela é muito importante para trabalhos da fundação profunda, principalmente quando é bem manuseada, possibilitando que essa etapa da construção seja realizada rapidamente e com precisão. Além disso, a perfuratriz possui elevada capacidade de carga e locomoção rápida.

Agora que você entendeu um pouco sobre a importância da perfuratriz para as obras de construção civil, vamos explicar melhor como funciona esse equipamento. Fique ligado!

O que é e como funciona a perfuratriz

Basicamente, esse maquinário tem como objetivo realizar perfurações em solos ou rochas. Desse modo, ela pode fazer a abertura de um poço ou um furo da profundidade necessária. 

O uso da perfuratriz se popularizou bastante e, com o passar dos anos, o maquinário foi sendo aprimorado para ter melhor performance e precisão nas obras. Atualmente, ela pode ser classificada em três categorias de acordo com o seu porte: pequeno, médio e de grande.

Ou seja, é um equipamento que pode se adequar conforme a necessidade do projeto de construção civil e também para qual função ela está sendo utilizada. Por exemplo, na exploração mineral ela precisa estar pronta para perfurar uma rocha, enquanto nas obras ela tem que fazer furos profundos no solo.

Mas afinal, como funciona uma perfuratriz? Como ela pode executar diferentes trabalhos para tipos de rochas ou solos, também é necessário que ela possua flexibilidade nos métodos de perfuração. Desse modo, é possível desenvolver o trabalho mais adequadamente e de forma eficiente. Basicamente, existem três tipos de perfuração que ela pode executar:

1 – Perfuração percussiva – A primeira forma de perfuração é a percussiva, que costuma ser escolhida quando a máquina vai trabalhar em águas subterrâneas armazenadas em falhas, fraturas, fissuras, entre outros. 

Além disso, ela é a opção para o caso dos locais em que as rochas sejam muito duras e nesses casos a perfuração rotativa não consegue realizar o trabalho corretamente.

Também é o tipo escolhido para quando o aquífero poroso está confinado e a camada inicial é muito rígida. 

2- Perfuração rotopercussiva – Esse tipo também é conhecido como roto-pneumática e faz o trabalho por meio de um martelo. O procedimento ocorre através de alta frequência, para que a broca consiga triturar e desgastar a rocha enquanto rotaciona. Ela pode ser utilizada principalmente para pequenas e médias minerações, perfuração secundária, trabalhos de desenvolvimento e desmonte secundário.

3- Perfuração rotativa – Por último, esse terceiro modelo é aplicado para aquíferos granulares e poros. 

Durante o procedimento há um fluído que retira fragmentos da rocha ou solo e os leva para a superfície. Para isso, enquanto a broca perfura o solo ou a rocha, ele é injetado pela coluna de perfuração. Na sequência, sai pelo orifício da broca e retorna à superfície.

Perfuratriz com a União Fundações

A União Fundações é uma empresa especializada em projetos e execução de fundações. Atuamos no mercado especializado de engenharia de solos, fundações e construção civil. Nosso trabalho se tornou destaque no setor ao longo dos anos, conquistando a confiança de grandes empresas do mercado imobiliário.

Nosso diferencial está na nossa missão, que é realizar com eficiência o serviço de fundações. Tudo isso cumprindo nosso compromisso de maneira segura e ecologicamente correta, garantindo um ótimo resultado e a satisfação de seus clientes.

Para chegar no patamar de destaque em que a União Fundações está agora, contamos com a qualificação e experiência dos nossos profissionais. Desse modo, eles são capazes de trabalhar com maior eficiência, segurança e se adaptando a todas as situações de cada projeto da construção civil.

Além disso, possuímos equipamentos que fazem a diferença. Nosso maquinário opera com o objetivo de reduzir problemas ambientais, não gerando detritos poluidores como lama bentonítica, por exemplo. 

Também são flexíveis, ou seja, adequam-se fácil em centros urbanos, perfuratriz com redução de ruídos e vibrações. E são mais seguros, já que não causam descompressão do terreno e possível execução em solos com lençol freático.

Desse modo, as máquinas que utilizamos são de última geração, para trazer melhores resultados para qualquer investimento. Não é diferente da perfuratriz que utilizamos na União Fundações. Nós temos anos de experiência e dedicação, buscando sempre a melhor tecnologia para fundações de obras civis.

Nossa perfuratriz executa o processo mecanicamente por meio de trado contínuo ou segmentado, com injeção de concreto através da haste central interna do trado, executado simultaneamente com a sua retirada do solo.

Essas operações são feitas de modo tecnológico, já que possuem monitoramento através de computador instalado e conectado aos sensores. Assim, é possível controlar com alta precisão as informações de perfuração, injeção de concreto, velocidade de rotação e outros sensores. 

Os resultados do monitoramento são gráficos que representam fielmente a execução de cada estaca.

Nossa perfuratriz é um tipo de estaca que pode ser executada em terrenos com existência de nível d’água e não emite vibrações para terrenos vizinhos. Sua produtividade é alta, com uma média de 20 estacas por dia, sendo finalizada na sua cota real de arrasamento. 

Também apresenta como ponto positivo a locomoção rápida, pois o equipamento é instalado sobre a estrutura de escavadeiras hidráulicas, sobre esteiras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?