Uma obra eficiente é o desejo de qualquer pessoa que está envolvida com a construção civil. Aumentar a produtividade, com economia, agilidade e qualidade é muito importante na hora de projetar um novo empreendimento.
Independentemente do tipo de construção, o canteiro de obras é o principal local que deve ser o foco das atenções nesse sentido.
Nele, reúnem-se todos os recursos necessários para a execução da obra. Além disso, existe uma grande movimentação de pessoas, equipamentos e materiais.
Ou seja, para garantir o bom andamento da obra, é necessário planejamento e organização para fazer com que tudo funcione da melhor forma.
É muito importante organizar o espaço que a construção ocupa, com diversos cuidados específicos para cada ponto da obra, proporcionando máxima agilidade e eficiência possível.
Além disso, uma obra mal planejada e sem eficiência pode causar desperdício ou extravio de materiais, equipamentos danificados, equipe de profissionais sobrecarregada, acidentes de trabalho, erros de execução e, por consequência, de atraso na entrega da obra e queda na qualidade.
Desse modo, separamos cinco aspectos que você não pode deixar de fora para garantir uma obra eficiente.
Obra eficiente: 5 coisas para não deixar de lado
O ponto de partida ideal é fazer a elaboração de um cronograma de obra, com a lista de todas as atividades, prazos e orçamentos. Além disso, deve-se considerar outros aspectos importantes da obra e como o local será a entrada e a saída de caminhões, onde ocorrerá a descarga de materiais, por exemplo.
Esses processos são importantes e devem estar bem planejados para deixar a construção bem organizada, sem preocupação com a mobilidade dentro e fora do canteiro de obras. Tudo isso causa impacto direto para fazer com que você tenha uma obra eficiente.
Também é necessário organizar quais serão os profissionais que ficarão no ambiente de trabalho e em determinados setores da obra, para que não ocorram acidentes ou falta de produtividade.
Nesse sentido, um passo importante para ter uma obra eficiente é definir o layout do canteiro de obras. Assim, você determina a posição dos espaços no canteiro de obras, desde o almoxarifado (espaço para armazenamento de materiais) até as áreas de vivência, como banheiro e refeitório.
Com toda a certeza, o layout e as instalações provisórias podem ser alterados conforme o andamento da obra e as necessidades que vão surgindo nesse tempo. No entanto, é muito importante ter um padrão estabelecido desde o início da construção.
Para uma melhor organização, o ideal é que todos os recursos necessários para a obra fiquem organizados e disponíveis de maneira que se reduza o tempo de busca dos materiais. Consequentemente, evita-se o cansaço dos trabalhadores e facilita a execução da obra.
Por isso, é fundamental que todos estejam utilizando corretamente todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários para as ações que estão sendo executadas. Nesse sentido, o maquinário utilizado também precisa estar em plenas condições e com manutenções periódicas realizadas.
Outro ponto importante para a segurança é o descarte correto de materiais e entulhos da obra, que devem ser colocados em locais adequados, sem atrapalhar ou impactar na possibilidade de acidentes.
Todos os profissionais envolvidos na obra também devem participar de programas de qualificação para saber tudo sobre as medidas de segurança no trabalho.
Por exemplo, o calor pode danificar determinados materiais e cansar demais os trabalhadores e o excesso de chuvas pode paralisar a obra.
Por isso, é necessário se adaptar conforme a previsão das condições climáticas e garantir o que é essencial para a eficiência no canteiro de obras.
Uma dica interessante é elaborar um planejamento voltado para estas questões e que o prazo final também tenha prazos realistas, evitando atrasos no prazo de entrega.