Mezaninos em aço são a melhor escolha para qualquer tipo de obra

Concretos polímeros agregam resistência e vida útil às estruturas
17 de agosto de 2021

Mezaninos em aço são a melhor escolha para qualquer tipo de obra

Os mezaninos em aço são a nova onda do mercado da construção civil. Montadas como se fossem blocos de lego, as peças metálicas são autoportantes e muito leves.

É muito comum vermos os mezaninos em aço em lojas de shopping centers ou até mesmo em galpões industriais e logísticos. No entanto, com suas vantagens de construção e instalação, estão ganhando cada vez mais espaço em casas e apartamentos.

Desse modo, eles permitem a ampliação da área do imóvel, principalmente quando são aproveitados em apartamentos compactos com pé-direito duplo. Além da leveza e dessa capacidade autoportante, também estão popularizando pela durabilidade, e possibilidade de ampliações e adaptações.

Como as peças são pré-definidas, elas podem ser encaixadas e montadas facilmente. E apesar de parecer que elas não vão ter capacidade de aguentar, já que o peso da estrutura é muito menor do que aquele que ela deverá suportar, são extremamente resistentes.

Nesse sentido, os mezaninos em aço suportam dez vezes o que eles pesam, sendo possível considerar que a relação entre peso próprio e peso suportando está na ordem de 1000%. Ou seja, a capacidade disponível em uma estrutura preexistente ganha na otimização de uso.

Em comparação com outros mezaninos, como o de concreto, as estruturas metálicas se destacam pela fácil adaptação e pela possibilidade de serem inseridos posteriormente a construção. Nos projetos realizados em concreto, as estruturas já fazem parte do edifício, não podendo realizar esta expansão.

Assim, projetos de lojas de shoppings são elaborados com uma estimativa de carga, mas não existe uma definição de ocupação e, por isso, a decisão ideal é optar por mezaninos em aço ou até mesmo madeira. Esses materiais reduzem o peso próprio para otimização de uso e de pilaretes de apoio.

Além disso, estes mezaninos possibilidade a redução das dimensões estruturais, o que proporciona ganho de alturas livres. 

A estrutura em aço é constituída de barras e as placas de piso devem ser, preferencialmente, de material industrializado, painéis ou placas. 

Desse modo é possível manter a condição de obra seca, a leveza e a prontidão de resposta estrutural.

Instalação dos mezaninos em aço

A instalação dos mezaninos em aço é relativamente simples para as construções. Ainda na fase de elaboração do projeto e da concepção da estrutura, é necessário considerar as possibilidades de apoio (cargas máximas por ponto) e travamento.

Nesse sentido, deve-se cuidar das restrições em estruturas preexistentes e também levar em conta que as ligações entre os elementos estruturais no aço, como os engastes, articulações e tirantes, precisam ser bem definidas. Isto ocorre porque esses vínculos podem mudar o sistema estrutural.

Além disso, para realizar a instalação dos mezaninos, é preciso ter um cuidado especial na ancoragem com o concreto, para que não se danifiquem as peças existentes. 

Com relação a instalação dos chumbadores de expansão ou químicos, o cuidado está nas distâncias mínimas, que devem ser respeitadas entre eles e a distância de borda. Assim, é possível garantir a integridade do elemento base e da capacidade da ligação.

Para realizar o isolamento sonoro deve-se utilizar um elemento amortizador de som entre as placas de piso e a face de apoio nas vigas, como Neoprene ou fitas de amortização de impacto ou isolamento sonoro. 

Esse revestimento também deve oferecer um certo nível de amortecimento e caso seja adotado, é possível utilizar entre piso e forro uma manta de lã de rocha ou lã de PET, que são materiais que colaboram com o isolamento acústico.

Já com relação aos tipos de revestimento, o ideal para os mezaninos em aço são os flexíveis. A partir do momento que toda estrutura deforma, tanto com o longo do tempo, quanto a partir da ação imediata da solicitação, como é o caso do aço.

Assim, essa deformação num curto espaço de tempo, é a vibração, que estão presentes em estruturas leves. 

Para que se possa evitar o desconforto ao usuário, deve-se fazer o controle da vibração já na elaboração do projeto. Já o revestimento de piso sofre com essas deformações, portanto, em mezanino metálico a melhor solução é o uso de vinílicos ou emborrachados.

Mesmo assim, nem mesmo os ambientes agressivos devem deixar de utilizar os mezaninos metálicos, como é o caso de alguns ramos industriais ou edificações em regiões litorâneas. 

Toda estrutura precisa receber manutenções periódicas e em meios agressivos ou de difícil acesso para isto, o aço pode ser tranquilamente utilizado, desde que protegido por galvanização a quente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Falar no WhatsApp
Precisa de ajuda?