As medidas sustentáveis na fundação estão sendo cada vez mais valorizadas. Essa preocupação com o ecossistema está crescendo não só na construção civil, como em outros diversos setores da indústria. Durante a execução do projeto de fundação de uma obra, é possível adotar medidas sustentáveis logo no início, ao escolher o método de fundação utilizado. Esse pensamento de preservação e cuidado com o meio ambiente, faz parte de um conceito muito utilizado nos dias de hoje: a construção sustentável. Essa é uma forma de se construir casas e edifícios em harmonia com o meio ambiente. Ela procura durante toda sua produção e pós-construção, amenizar os impactos à natureza, reduzindo o máximo possível os resíduos e utilizando com eficiência os materiais e bens naturais, como água e energia. Além disso, é imprescindível a aplicação de materiais recicláveis e de menor impacto ambiental.
Com a oferta de materiais e métodos de construção sustentável, os profissionais da área e as construtoras vêm investindo esforços conjuntos para adotar materiais verdes e fazer uma gestão completa aplicando sustentabilidade na construção civil do começo ao fim da obra. A seguir trazemos algumas medidas sustentáveis na fundação que devem ser levadas em conta durante a execução de uma obra.
Leia também: Cinco inovações tecnológicas que estão mudando a construção civil
Para tornar o processo de fundação sustentável existem medidas que podem ser adotadas, como por exemplo, evitar alguns métodos de fundação, que utilizam a lama bentonítica. Esse resíduo é tão perigoso, que pode causar a morte de animais e plantas que estão no ecossistema, quando é jogado no meio ambiente em uma quantidade relativamente grande.
Há muito tempo vem se discutindo o impacto ambiental produzido pelo uso de lama bentonítica em obras de fundações na construção civil. Para compreender melhor, a lama bentonítica é a mistura de água com bentonita, nome genérico da argila composta predominantemente de um mineral silicato hidratado de alumínio. Esse material tem uma densidade que se sedimenta numa velocidade maior e que se descartada incorretamente pode provocar o impedimento da oxigenação.
Se optar por um método de fundação que utilize a lama bentonítica, é imprescindível contratar uma empresa responsável e licenciada pelos órgãos ambientais para fazer o descarte deste poluente. A lama bentonítica deve passar por uma reciclagem ou ser encaminhada para aterros sanitários. É importante ressaltar que esse trabalho de descarte tem custos altos que podem inviabilizar a escolha por esse método de fundação. Por isso, deve ser feito um estudo prévio para escolher um método de fundação que não maltrate o meio ambiente e nem gere prejuízos para sua construção, sendo uma das principais medidas sustentáveis na fundação.
Aqui na União Fundações executamos o método por Hélice Contínua Monitorada, que não utiliza a lama bentonítica. É um elemento de fundação profunda moldada “in loco”. Processo executado mecanicamente por meio de trado contínuo ou segmentado, com injeção de concreto através da haste central interna do trado, executado simultaneamente com a sua retirada do solo. Suas operações são monitoradas através de computador instalado, conectado aos sensores de perfuração, injeção de concreto, velocidade de rotação e outros sensores. Os resultados do monitoramento são gráficos que representam fielmente a execução de cada estaca. Esse tipo de estaca pode ser executada em terrenos, com existência de nível d’água e não emite vibrações para terrenos vizinhos. Sua produtividade é alta, com uma média de 20 estacas por dia, sendo finalizada na sua cota real de arrasamento. Sua locomoção é rápida, pois o equipamento é instalado sobre a estrutura de escavadeiras hidráulicas, sobre esteira.
Leia também: Estacas de Fundação: Entenda como esses elementos funcionam
Outras medidas sustentáveis na fundação podem ser adotadas, assim como em toda a obra, desde o bruto até o acabamento. Essa preocupação com o meio ambiente pode ser também um excelente diferencial de mercado, já que o consumidor tem valorizado cada vez mais essas atitudes. Veja outras dicas de fundação.