Cinco inovações tecnológicas que estão mudando a construção civil

cidade inteligente copa do mundo
Conheça a cidade inteligente que vai sediar próxima Copa do Mundo
16 de novembro de 2018
estacas de fundação
Estacas de Fundação: Entenda como esses elementos funcionam
12 de dezembro de 2018

Cinco inovações tecnológicas que estão mudando a construção civil

inovacoes tecnologicas

As inovações tecnológicas já trouxeram inúmeros benefícios para a sociedade, inclusive na construção civil. Essa é uma das áreas que mais se beneficia por descobertas que ajudam a reduzir custos, com novos modelos de processos, que incluem máquinas e equipamentos como principal estratégia. Tudo isso para alcançar metas de menores prazos e maior sustentabilidade nos projetos. No século XXI, essa necessidade de integrar tecnologia e inovação à construção civil tem revolucionado, principalmente, a forma de fazer a obra. Pensando nisso, separamos uma lista das cinco principais inovações tecnológicas que surgiram nos últimos anos.

 

inovacoes tecnologicas

 

Realidade Aumentada

Já é possível encontrar vários aplicativos e softwares de realidade aumentada projetados exclusivamente para a construção civil, sendo que alguns permitem aos profissionais interagir com objetos e componentes de construção diretamente por meio da tela do smartphone, com ações como medição e cálculo do nivelamento de superfícies. Essa inovação surgiu para substituir de vez as maquetes, já que permite também as pessoas “caminharem” ao longo de ambientes 3D, não havendo necessidade de usar cópias impressas para tornar real a experiência dos modelos dos projetos. Dessa forma, a realidade aumentada se tornou um excelente diferencial na hora de mostrar os projetos arquitetônicos aos clientes – criando uma experiência totalmente única e se destacando como uma das principais inovações tecnológicas do setor.

 

Leia também: Conheça a cidade inteligente que vai sediar próxima Copa do Mundo

 

Drones

Os drones já têm sido utilizados em alguns setores da construção civil há algum tempo. Mas, a tendência é que eles passem a ser ainda mais importantes, afinal a expectativa é que o preço dessa tecnologia diminua, principalmente com a chegada de novos modelos e fabricantes. Essas mini aeronaves permitem a visualização total do canteiro, onde máquinas e pessoas não alcançam. Com elas, é possível inspecionar qualquer construção sem precisar lançar mão de andaimes, rapel, cordas, e sem colocar em risco a segurança de funcionários. Vídeos e fotos aéreas permitem monitorar em tempo real o andamento da obra e identificar possíveis falhas ou atrasos.  No Brasil, algumas construtoras já estão usando essa tecnologia para realizar inspeções e registros fotográficos das suas obras.

 

Internet das Coisas

O termo Internet das Coisas (que deriva do inglês Internet of Things — IoT) serve para denominar uma série de dispositivos eletrônicos conectados entre si, via Internet. Graças as inovações tecnológicas e aos avanços da computação e no armazenamento através da nuvem, é possível ter um intercâmbio mais preciso entre os dados. O resultado disso é a clareza na tomada de decisões e um gerenciamento mais inteligente dos recursos. Na construção civil, essa tecnologia pode ser empregada nos equipamentos, permitindo a gestão inteligente dos canteiros de obras e a execução estratégica de vários tipos de serviços, aumentando a segurança, encurtando prazos e até ajudando a prever possíveis problemas.

 

Leia também: A sustentabilidade na construção civil como um diferencial

 

Softwares de Gestão

As tarefas burocráticas ocupam muito tempo do trabalho, mas essa realidade tem sido alterada pouco a pouco por meio das plataformas de gestão de obras e das inovações tecnológicas. Essas ferramentas ajudam o profissional a coletar, organizar, compartilhar e visualizar as mais diversas informações geradas nas etapas de uma obra e, com isso, facilita a tomada de decisão para que a execução do serviço seja feita em menos tempo e com menor uso de recursos. Além de ajudar no controle das variáveis, ainda reduz as falhas e os desperdícios, aumentando a segurança em relação aos dados e variáveis de qualquer construção civil. A mesma plataforma é capaz de integrar todas as áreas de um empreendimento, desde a administração até o canteiro de obras.  Tudo isso em uma mesma tela onde cada gestor envolvido pode acessar as informações em tempo real e de qualquer lugar.

 

Impressão 3D

Esta tecnologia, que começou sendo empregada em diversas outras áreas, chegou há pouco tempo à construção civil e merece uma atenção especial. Está é uma das inovações tecnológicas que vem sendo usada na indústria de pré-fabricados e componentes, utilizando menos insumos e reduzindo o tempo de construção.  Com a impressão 3D, podem ser fabricados elementos estruturais de forma muito rápida e precisa para essa finalidade. Presente de maneira mais significativa em países como China e Estados Unidos, a tecnologia pode eliminar o desperdício de materiais nos canteiros de obra, aumentar a segurança do trabalhador e diminuir o tempo de construção. Além disso, o custo da obra chega a ser dez vezes menor.

 

Leia também: Perfuratriz: Saiba tudo sobre esse equipamento de fundação

 

Essas são algumas das principais inovações tecnológicas que surgiram para beneficiar a construção civil nos últimos anos. Gostou dessas informações? Compartilhe com seus amigos! Veja outras dicas de construção civil

1 Comment

  1. Ana Borges disse:

    Recomendo vivamente o seu blog/site.
    Achei-o de excelente qualidade.
    Obrigado
    Ana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *