Importância do controle de estoque nas obras

tendências da construção civil para 2020
Saiba quais são as tendências da construção civil para 2020
18 de novembro de 2019
Viga baldrame
Viga baldrame: conheça tudo sobre este tipo de fundação
13 de dezembro de 2019

Importância do controle de estoque nas obras

controle de estoque

controle de estoque

Manter a organização durante uma construção é fundamental para o bom andamento do projeto. Assim, os trabalhadores possuem condições de realizar as suas tarefas com mais praticidade e agilidade. Isto também colabora com o cumprimento dos prazos determinados, já que muitas vezes não são respeitados quando feitos por profissionais não capacitados. Nesse sentido, o controle de estoque é muito importante para o andamento das obras na construção civil.

 

Não preservar o controle de estoque pode ser um dos principais causadores da baixa produtividade em um canteiro de obras. Por isso, otimizar este processo aumenta a eficiência do domínio dos materiais adquiridos, resultando no aceleramento e eficácia da construção. Além disso, o armazenamento incorreto é um dos causadores de acidente de trabalho na construção civil, devido a presença de materiais em locais de passagem, por exemplo.

 

Para garantir o controle de estoque de equipamentos e objetos necessários é preciso escolher um local adequado para guardá-los.  Isto também vai depender do tamanho do empreendimento e das especificidades de cada projeto. O ideal é pensar lugares em que o estoque não corra o risco de ser obrigado a mudar e também que tenha acesso facilitado. Ainda existe uma maneira de mover com mais facilidade estes produtos, que é realizando a armazenagem em contêineres.

 

Antes de mais nada também é indispensável lembrar que as diretrizes de controle de estoque podem ser encontradas na Norma Regulamentadora 18, que trata das condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção. O artigo 24 da lei aborda especificamente armazenagem e estocagem de materiais. Assim, profissionais competentes devem seguir as indicações, que tem como objetivo melhorar a segurança dos trabalhadores e garantir a execução dos projetos do melhor jeito possível. Também é possível encontrar na NR orientações para materiais específicos de cada construção.

Dicas para o controle de estoque na obra

O planejamento é o essencial para toda e qualquer tipo de construção. Nesse sentido, o controle de estoque também está enquadrado. Para isto existem alguns aspectos que é inevitável ter em mente, que são os materiais que serão recebidos e a quantidade correta de cada um. Além disso, em que fases do projeto eles serão utilizados e quando devem chegar ao canteiro de obras. A partir destes aspectos pode-se começar a idealizar uma armazenagem mais eficiente.

Depois de escolhido o local, deve-se realizar a separação dos equipamentos, por momento de uso e por tipo. Dessa maneira facilita-se o acesso aos itens e também a equipe terá a noção real da quantidade de material disponível para cada etapa, evitando desperdícios e o uso indevido.

Existem vários fatores que devem ser levados em conta na hora de realizar o controle de estoque. O clima também é um deles. Por isso, ter ideia do local onde será feita a armazenagem é muito importante e, outra dica é usar o manual dos fabricantes dos produtos, para saber qual melhor lugar para guardá-los. Afinal, cada tipo item possui especificidades nesse sentido, então é bom ficar atento para aqueles que não podem pegar sol ou umidade, por exemplo.

Quer ficar por dentro das novidades da construção civil e saber mais sobre arrasador de estacas, perfuratriz e obras conscientes e sustentáveis? Acesse o site da União Fundações e conheça o nosso trabalho, que preza por excelência, profissionalismo e honestidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *