Importância da segurança no canteiro de obra

Saiba como sistemas de apontamento e apropriação colaboram para aumentar a produtividade na construção civil
7 de abril de 2021
Saiba tudo sobre as fundações de arranha-céus
19 de maio de 2021

Importância da segurança no canteiro de obra

A segurança no canteiro de obra deve ser um dos focos, não só dos responsáveis pela obra, mas também deve estar inserido como uma cultura de todos os trabalhadores da construção.

O canteiro de obra é praticamente um organismo vivo dos projetos de construção civil. A grande circulação de pessoas, com diversas funções e maquinários diferentes para cada etapa, fazem deste ambiente um  local que exige cuidados.

Ela é muito importante, principalmente para prevenir acidentes com os colaboradores. Além disso, também é necessário estar consciente do entorno da obra, já que problemas podem prejudicar outros prédios e pessoas transitando pelo local.

Devemos sempre prezar pela saúde e pelo bem-estar dos trabalhadores em qualquer profissional que esteja envolvido na sua obra de construção civil

Além da saúde de todos, que é o foco principal, a importância da segurança no canteiro de obra se estende para outras questões como: aumento de produtividade, eficiência, economia e qualidade do projeto.

Confira nossas dicas para que você tenha uma boa segurança no canteiro de obras.

Dicas para melhorar a segurança no canteiro de obra

Normas Regulamentadoras – As normas regulamentadoras servem para orientar os trabalhadores e as empresas de como agir corretamente em relação a diversos quesitos. 

No que diz respeito à segurança, elas são imprescindíveis para garantir a segurança do projeto e dos colaboradores, além de serem exigidas por lei para o pleno funcionamento da obra.

Garanta o uso de EPIs e EPCs – Equipamentos de proteção são as principais ferramentas para garantir segurança no canteiro de obra. Todo o trabalho realizado na construção civil oferece riscos aos profissionais, em graus maiores ou menores. 

Por isso, os equipamentos de proteção devem ser utilizados para garantir todo e qualquer tipo de problema.

Além de disponibilizar os equipamentos para todos os funcionários, você deve garantir que todos os profissionais utilizem e tenham a consciência da sua utilização. 

E estes equipamentos devem estar em perfeito estado, sendo os mais modernos possíveis. Outra questão importante é realizar campanhas internas de uso correto dos materiais e cuidarem para que todos estejam usando.

Prevenção – Você já deve ter ouvido muitas vezes o ditado “prevenir é o melhor remédio”. Ele também pode ser aplicado para a segurança no canteiro de obra

Para facilitar esse entendimento, podemos partir de um questão: por que esperar acontecer um acidente para então tomar as medidas necessárias?

Ao trabalhar com prevenção, você consegue evitar que acidentes ocorram, garantindo a saúde e segurança dos trabalhadores, além de evitar desperdícios com manutenção e também atrasos na obra. 

Assim, faça análises de possíveis riscos que possam acontecer e identifique soluções e treinamentos para que eles sejam evitados.

Este planejamento também deve ser pensado com manutenções preventivas de máquinas e equipamentos. 

Para que não ocorram paradas desnecessárias por quebra de aparelhos, ou até mesmo acidentes devido a falhas, mantenha eles sempre em bom estado.

Mantenha o canteiro limpo e organizado – A segurança no canteiro de obras passa muito também pela limpeza e organização do local. A limpeza das áreas coletivas é uma exigência legal expressa em diversos pontos da NR 18.

O ideal é que você tenha em mãos a planta do canteiro e realizar um planejamento prévio para determinar o posicionamento de cada equipamento, maquinário e matéria-prima. 

Tenha em mente também que a localização de banheiros e refeitórios deve ser prática para o colaborador em campo.

Em conjunto com isso, as condições sanitárias de higiene e conforto também devem ser consideradas, tanto para evitar doenças e contaminações, quanto para evitar acidentes com materiais dispostos em locais errados.

Utilize softwares de monitoramento – A tecnologia é uma grande aliada dos canteiros de obra. Cada vez mais a tecnologia está evoluindo em todos os aspectos e a construção civil se apropria desses avanços com muita propriedade.

Softwares de monitoramento fazem a gestão de praticamente tudo o que acontece no canteiro de obras. Desse modo, é possível garantir um nível mais elevado de segurança nos processos de trabalho.

Além disso, existe a possibilidade de fazer o controle do dia a a dia em tempo real. Com isso, você pode utilizar de diversos dados informativos para melhorar as tomadas de decisão e agir diretamente nos problemas. Assim, os resultados são mais rápidos e a produtividade é otimizada.

Um software de monitoramento é capaz de garantir a segurança no canteiro de obra ao monitorar s reuniões efetuadas, as entregas e as baixas de EPIs, a realização e a validade dos treinamentos por colaborador ou equipe, entre outros. 

E todo esse trabalho fica documentado para a empresa conseguir fazer a conferência no futuro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Falar no WhatsApp
Precisa de ajuda?