Fundação profunda para solos com lençol freático

hotel pedreira
Obras Incríveis: Conheça o hotel construído em pedreira desativada
13 de fevereiro de 2019
projeto de fundação
Projeto de Fundação: Etapa garante mais segurança e economia
14 de março de 2019

Fundação profunda para solos com lençol freático

solos com lençol freático

Em solos com lençol freático ou excesso de umidade, o grau de complexidade da fundação é maior, dada a grande deformabilidade do material. Para escavar terrenos nessas condições e levantar uma obra sem riscos de desmoronamentos, é necessário o emprego de métodos e materiais que satisfaçam critérios de deformações aceitáveis, segurança ao colapso do solo e dos elementos estruturais.

solos com lençol freático

A escolha sobre qual fundação realizar está condicionada à análise do sistema: carga + nível do lençol freático + composição e resistência do solo na qual a edificação será construída. Para isso, além do projeto estrutural é imprescindível a realização de uma investigação geotécnica para analisar a composição do subsolo no terreno. Segundo a norma NBR-15.492, existem números mínimos de ensaios de sondagem a serem realizados de acordo com a área do terreno.

Houve um tempo em que a presença de solos com lençol freático ou com alta deformabilidade e baixa capacidade de suporte era o suficiente para tornar uma área imprópria para receber uma construção. Mas, o desenvolvimento tecnológico no campo da geotecnia ao longo das últimas décadas mudou esse cenário.

Hoje, os solos com lençol freático, solo moles e outros solos compressíveis já não representam desafios intransponíveis. A escolha do tipo mais adequado para fundação vai depender das características de resistência destes solos, do nível do lençol freático e da grandeza dos carregamentos aplicados nas fundações. Nesses casos, a solução mais indicada e segura é a fundação profunda.

Fundações profundas são aquelas em que a carga proveniente da superestrutura é transmitida para a fundação por meio da resistência de ponta (base), pela resistência de fuste (lateral) ou por ambas. Entre as opções disponíveis no mercado, para solos com lençol freático, as mais adotadas têm sido as estacas hélice contínua monitoradas, estacas escavadas de grande diâmetro e estacas de aço.

Leia também: Fundação profunda: Conheça as principais características dessa fundação

Recomendada para obras que têm foco na produtividade, a estaca hélice contínua monitorada permite a execução em terrenos coesivos e arenosos,  solos com lençol freático ou não. Cada vez mais aproveitada em obras urbanas, essa técnica consiste na execução de uma estaca por um trado contínuo que injeta concreto através de uma haste central simultaneamente à sua retirada do terreno. O sistema tem como característica a menor emissão de ruídos e de vibrações em comparação a outros métodos, além de alta velocidade de execução. Com esse tipo de equipamento é possível perfurar de 200 a 400 m por dia, dependendo do diâmetro da hélice, da profundidade e da resistência do terreno.

Na União Fundações, nosso método de fundação é por hélice contínua monitorada, muito mais seguro, pois não causa descompressão do terreno e possível execução em solos com lençol freático. Nossas operações são monitoradas através de computador instalado, conectado aos sensores de perfuração, injeção de concreto, velocidade de rotação e outros sensores. Os resultados do monitoramento são gráficos que representam fielmente a execução de cada estaca. Esse tipo de estaca pode ser executada em terrenos, com existência de nível d’água e não emite vibrações para terrenos vizinhos. Sua locomoção é rápida, pois o equipamento é instalado sobre a estrutura de escavadeiras hidráulicas, sobre esteiras.

Leia também: Hélice Contínua Monitorada: Entenda a eficácia desse tipo de fundação

Se você chegou até aqui deve concordar que em solos com lençol freático o ideal é apostar em fundação profunda. Gostou dessas informações? Compartilhe com seus amigos! Para dúvidas ou sugestões, entre em contato conosco. Veja outras dicas de fundação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *