Fundação e os terrenos vizinhos.

Parâmetros usados para a escolha do tipo de fundação
Parâmetros usados para a escolha do tipo de fundação.
12 de setembro de 2023
União Fundações faz parte do super complexo industrial Projeto Puma II
União Fundações faz parte do super complexo industrial Projeto Puma II
3 de novembro de 2023

Fundação e os terrenos vizinhos.

Fundação e os terrenos vizinhos

Fundação e os terrenos vizinhos

Ao iniciar uma construção também é importante estar atento aos terrenos vizinhos. Os projetos de fundação podem impactar diretamente nas edificações da região e também em terrenos do entorno da obra.

Cada vez mais é difícil encontrar bons terrenos com espaço livre para a construção civil. 

Assim, com as áreas urbanas densamente ocupadas, existem uma série de cuidados que as construtoras precisam ter para reduzir os seus impactos. Além de evitar conflitos e sanções judiciais, também colabora para manter a boa imagem do construtor e do empreendimento.

Por isso, é preciso fazer estudos prévios, tanto no terreno a ser construído, quanto nos terrenos vizinhos. Assim, se reduz as chances de surgirem manifestações patológicas ou até mesmo agravar aquelas já existentes.

Existe uma lista grande de problemas que podem ocasionar estas patologias. Dentre as quais destacamos a execução de grandes escavações, aplicação de sobrecargas nas proximidades, adequação ambiental, impactos gerados pelo canteiro de obras. 

Além disso, podemos alertar também sobre o rebaixamento de nível do lençol freático e a vibração causada por estaqueamento. Outras manifestações patológicas nos terrenos vizinhos e suas edificações podem ser as fissuras, umidade e até mesmo dano nas fundações.

Saiba mais sobre o impacto das fundações nos terrenos vizinhos.

Principais manifestações patológicas devido a construções vizinhas

Fissuras – São aberturas que ocorrem em determinado elemento da estrutura da construção. Podem ser classificadas conforme o seu tamanho e refletem o estado de segurança da edificação. Além disso, possuem interferência direta no desempenho da obra, principalmente em relação à estanqueidade e durabilidade. Também afeta o bem-estar dos usuários, tanto na questão de segurança, quanto estética.

Umidade – A presença de umidade no terreno e edificações é um fator que afeta os moradores e também pode contribuir na deterioração da infraestrutura. Além disso, possuem impacto direto no surgimento de manifestações patológicas, como fissuras, por exemplo.

Esse problema pode ocorrer por diversos motivos. Durante a execução da obra é necessário se preocupar com terrenos vizinhos, umedecimento da alvenaria para realização do assentamento ou antes de receber algum revestimento. 

Além disso, é importante estar preparado para utilizar a quantidade de água correta, já que ela aumenta o teor de umidade para além da de equilíbrio, provocando expansão do material e após a evaporação da água contração.

Danos nas fundações – A movimentação da massa de solo é um dos principais fatores que causam danos nas fundações. 

Ela pode ocorrer por diversos fatores externos, como a alteração do uso de terrenos vizinhos e execução de grandes escavações nas proximidades de outras construções. Além disso, escavações não protegidas junto a divisas, rompimento de canalizações enterradas e descarga e rebaixamento do nível de água podem ser motivos desses problemas.

Outro aspecto a ser estudado é que os terrenos vizinhos podem ter sua utilização alterada quando há a realização de novas construções. Em geral, isso ocorre para construções de grande porte, que geram a sobreposição de pressões e recalques adicionais nas edificações antigas. 

Assim, nesse tipo de construção, existe o impacto na estabilidade do solo, já que ocorre a perda de material, variação do estado inicial de tensões ou rebaixamento do lençol freático. Tudo isso pode apresentar consequências severas nas construções vizinhas, dependendo do tipo de fundação utilizada.

Laudo de Vistoria de Vizinhança evita problemas em terrenos vizinhos

Analisando todos esses problemas que podem surgir nos terrenos vizinhos através da execução de uma fundação mal planejada, verificamos a importância do laudo de vistoria de vizinhança. 

Esse estudo prévio é fundamental para evitar que imóveis residenciais ou comerciais sofram danos provocados por obras executadas no seu entorno.

Desse modo, é possível prever possíveis erros e danos a serem sofridos e providenciar as soluções de maneira correta e eficiente. 

O laudo é realizado logo no início da obra, antes das etapas de movimentação de terra e de fundações. Ele deve ser feito a partir de uma inspeção executada por profissionais competentes, como engenheiros, arquitetos ou técnicos em edificações.

Assim, os profissionais realizam uma vistoria prévia nos imóveis do entorno da obra, verificando diversos aspectos como: condições de conservação de todos os ambientes, infraestrutura interna e externa, possibilidades de patologias, entre outros. 

Com essa avaliação pronta, registrada também por meio fotográfico e por escrito, deve ser feito o registro no cartório e entregue uma cópia para cada proprietário.

Desse modo é possível colaborar na identificação dos direitos e deveres do construtor e dos vizinhos diante de eventuais danos causados pela obra. 

Além disso, também colabora para que os responsáveis pela construção não sejam atacados por proprietários com má-fé, que queiram usar seus imóveis degradados para levar vantagem. 

Basicamente, o Laudo de Vistoria de Vizinhança identifica os imóveis que estarão mais sujeitos às interferências negativas da obra e alerta a construtora.

Fundação com segurança e qualidade somente na União Fundações

Escolher uma empresa de fundação que não faz um trabalho com excelência pode ser um gerador de conflitos com os donos das edificações e terrenos vizinhos, já que pode causar danos estruturais a elas.

Por isso, conte com a União Fundações, que além de executar esse serviço com excelência, faz todo um pré-estudo para evitar surpresas desagradáveis. Além de nossos equipamentos modernos e que não emitem vibrações aos terrenos vizinhos, como as nossas perfuratrizes.

Nesse sentido, nossos equipamentos fazem toda a diferença nos projetos de construção civil. Eles possuem flexibilidade e adequação para serem utilizados em centros urbanos, com a qualidade destacada de redução de ruídos e vibrações. 

Além disso, eles não geram detritos poluidores como lama bentonítica e não causam descompressão do terreno e possível execução em solos com lençol freático.

Tudo isso pensando no melhor para os projetos dos nossos clientes e ainda monitorando eventuais problemas que possam ocorrer com as edificações e terrenos vizinhos. Ou seja, é segurança garantida para toda a obra e o seu entorno.

São anos de experiência e dedicação! A União Fundações está sempre atualizando-se, buscando o que tem de melhor em tecnologia para fundações de obras civis.

Investimos em qualidade, tudo para efetuar o nosso trabalho da melhor forma possível, tornando cada obra concluída uma gratificação para nós e nossos amigos clientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?