Entenda a diferença entre guindaste e caminhão Munck

Entenda a diferença entre guindaste e caminhão Munck

Entenda a diferença entre guindaste e caminhão Munck

Escolher o maquinário correto é fundamental para o sucesso da sua obra. Nesse sentido, quando abordamos o tema de movimentação de cargas, temos equipamentos como o caminhão Munck e guindastes.

No entanto, mesmo sendo dois modelos de maquinários semelhantes, as diferenças entre os dois é impactante para a construção. Assim, também é importante conhecer bem a característica de cada um e analisar qual deve ser utilizado na obra.

Saiba a diferença entre guindaste e caminhão Munck e como escolher o ideal para o seu projeto de construção civil.

A diferença entre guindaste e caminhão Munck

O que é um guindaste – Em primeiro lugar, precisamos entender o que são os guindastes. Esse tipo de maquinário é especializado para a movimentação e elevação de cargas pesadas, em geral.

São equipamentos mecânicos, que possuem uma grande torre e um conjunto de cabos e roldanas para auxiliar na sua movimentação. Geralmente são utilizados em portos, indústrias e ambientes da construção civil.

Também podem existir diferentes modelos de guindastes. Existem opções em que o equipamento é fixo e outras em que ele conta com recursos para a movimentação da carga içada e o seu deslocamento.

Para realizar a definição do tipo de guindaste, devem ser considerados alguns fatores, como tipo de braço, ambiente ideal de uso e carga máxima de trabalho.

O que é um caminhão Munck – Por outro lado, o caminhão Munck consiste basicamente em um caminhão com um guindaste acoplado a sua carroceria.

Em geral, ele é menor do que um guindaste tradicional, aumentando ainda mais a possibilidade de usos em diversos cenários.

Sua utilização ocorre, principalmente na construção civil, operações de carga e descarga e na indústria florestal. Ou seja, em locais em que o uso de um guindaste tradicional seria visto como um veículo de porte excessivamente grande.

Desse modo, podemos contextualizar o caminhão Munck como um sistema hidráulico, com braço articulado com gancho. Basicamente, ele pode ser utilizado para a carga e descarga de materiais de pequeno ou médio porte.

A flexibilidade de usos do caminhão Munck varia entre cargas com menos de uma tonelada ou ambientes menores. Ou seja, a principal diferença entre os dois equipamentos está relacionada ao porte.

Como escolher a melhor opção de maquinário para a sua obra?

Como destacado anteriormente, a diferença principal do uso entre um guindaste ou o caminhão Munck está no tamanho da obra.

Por isso, a escolha de qual maquinário vai depender de uma avaliação técnica e completa das demandas do projeto de construção.

O porte da obra é um dos fatores predominantes, mas vamos abordar alguns tópicos que também podem influenciar diretamente na decisão final.

Além disso, para empresas que vão realizar o investimento em máquinas de qualidade, esse passo precisa necessariamente ser feito com bastante cuidado.

Como o custo é bastante elevado para equipamentos pesados da construção civil, você deve evitar ao máximo erros com o orçamento. Também é possível alcançar a máxima eficiência para a sua obra com o equipamento correto. Confira algumas dicas da União Fundações:

Necessidades – Em primeiro lugar, você deve avaliar bem as suas necessidades e o que a obra precisa a curto, médio e longo prazo. Um ponto importante é fazer a consulta com a equipe que utilizará o equipamento, para entender as reais carências.

Metas – Outro ponto para ser analisado a médio e longo prazo são as metas do cronograma e também do orçamento. Eventualmente, a compra de maquinários pode ser útil por um período maior, por exemplo.

Parceria comercial – Em caso de dúvidas, considere investir em um bom parceiro comercial. Desse modo, ele pode auxiliar em caso de dúvidas, manutenções e na escolha de uma ferramenta funcional, com bom preço.

Normas de segurança – Também é fundamental investir pesquisa sobre as normas de segurança e regulatórias do setor. Desse modo, você consegue continuar a obra evitando que o equipamento fique em conformidade com elas.

Locação de maquinário – Considere investir na locação de equipamentos de alto padrão. Empresas especializadas podem ajudar na escolha do equipamento correto e também oferecem maquinários de qualidade e modernos. Além disso, é o método mais prático, eficiente e barato para quem precisa de flexibilidade na construção civil.

Aluguel de maquinário com a União Fundações

O que você acha de tornar a sua obra mais eficiente e com diminuição do custo do orçamento final? Com o aluguel de maquinário, a sua vida se torna muito mais fácil durante todo o processo da sua obra.

Esta opção garante, em primeiro lugar, que a sua obra terá os equipamentos mais modernos do mercado, focados nas ações corretas e necessidades do seu projeto.

Além disso, uma equipe capacitada para operar os equipamentos pode ser contratada, garantindo a melhor execução de todos os procedimentos para o manuseio do maquinário.

Também acaba saindo menos custoso para o orçamento, já que você não precisará fazer a aquisição dos equipamentos. Ou seja, evita os custos de compra, manutenção e operação que podem ocorrer ao longo dos anos.

Com a União Fundações é garantia de sucesso para a sua obra. Estamos há mais de 25 anos no mercado, desenvolvendo nossos trabalhos com segurança, qualidade e eficiência. Nosso objetivo é atender bem nossos clientes garantido-lhes a satisfação e estabelecendo uma relação de parceria e confiança

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?