Engenharia sustentável: conheça os seus benefícios para a construção civil

Engenharia sustentável: conheça os seus benefícios para a construção civil

Engenharia sustentável: conheça os seus benefícios para a construção civil

A engenharia sustentável se mostra cada vez mais necessária no setor da construção civil. A preocupação com o meio ambiente e como este é um dos ramos que mais prejudicam o planeta são as principais razões para que ela seja implementada.

Nesse sentido, a pauta da sustentabilidade está em alta na indústria e vem se tornando um requisito para a construção de novas obras. Atualmente, os projetos de construção precisam ser elaborados através da engenharia sustentável.

Desse modo, as construtoras conseguem colaborar com a preservação do meio ambiente e também se manter relevantes e competitivas no mercado. Ou seja, os empreendimentos modernos e de alto padrão precisam ser planejados com ações de sustentabilidade.

O que é a engenharia sustentável e quais os seus benefícios

Basicamente, a engenharia sustentável é a ação de incorporar as boas práticas ambientais, econômicas e sociais na área da construção civil

Nesse sentido, os projetos devem ser elaborados considerando manter os recursos naturais plenos e evitando ao máximo o desperdício. A reciclagem também faz parte da sustentabilidade no setor e pode ser implementada em todos os projetos.

Existem diversos objetivos que devem ser alcançados para a engenharia civil se tornar sustentável. Dentre eles, podemos citar o descarte correto de lixo e detritos produzidos pela obra, por exemplo. Além disso, existem outros tópicos fundamentais como oferecer mais qualidade de vida para as pessoas e usar de maneira consciente os recursos do meio ambiente.

Por isso, a implementação de uma engenharia sustentável é tão importante para o setor. A partir dela, é possível desenvolver projetos sustentáveis e inteligentes para os clientes e também oferecer mais segurança aos trabalhadores da obra.

Com a criação de ações que colaboram com a preservação do planeta, também é possível criar uma educação consciente e mudança cultural com os colaboradores da empresa e outras pessoas. Para além do reaproveitamento de materiais e descarte consciente, a engenharia sustentável também engloba o uso de novas alternativas que ofereçam energia limpa e renovável.

Colaborar com o meio ambiente e preservar o planeta Terra é o objetivo principal destas ações. Em conjunto, existem diversos benefícios específicos para o setor que ocorrem ao aplicar a engenharia sustentável.

Um exemplo disto é o fato de que projetos sustentáveis agregam valor ao imóvel e também acarretam incentivos fiscais pelas práticas sustentáveis. Além disso, proporciona economia de custos nas obras por otimizar os processos e evita desperdício de recursos.

Para exemplificar, um dos casos de incentivo fiscal está nas isenções oferecidas pelo IPTU Verde. Nesse modelo, é concedido um desconto para os projetos que aplicam a reciclagem em suas construções, reutilizam a água e empregam energia de placas fotovoltaicas.

Mas, como destacamos anteriormente, além destas ações mais práticas, é necessário instaurar uma cultura de sustentabilidade dentro da empresa. Ou seja, esses incentivos são cedidos não apenas para quem está à procura do lucro, mas para quem entende que materiais, recursos e espaço devem ser melhor aproveitados.

Outro exemplo está nas construções a seco. Elas economizam em material de construção, já que não requerem a utilização de argamassa nas obras. Também reduzem o uso de água na montagem das estruturas e demais componentes. 

Já os módulos pré-fabricados agilizam a conclusão da obra e oferecem solidez e rigidez na construção. São facilmente manuseados e podem ser planejados com o tamanho e espaços certos para o que serão destinados.

Por último, vamos destacar a técnica Steel Panel, que utiliza painéis termo acústicos para que as construções fiquem mais confortáveis e as pessoas tenham mais privacidade. Também são rapidamente montadas e valorizam ainda mais o empreendimento.

Ou seja, os benefícios para além da preservação ambiental se enquadram em economia no orçamento, velocidade de término da obra e agregar maior valor para os empreendimentos. Além, obviamente, de manter a qualidade do produto final.

Como a sustentabilidade na engenharia pode agregar valor às construções

Como destacamos anteriormente, a engenharia sustentável contribui com a valorização dos empreendimentos. Atualmente, muitos projetos só saem do papel se forem pensados de maneira sustentável.

Através do uso de inovações tecnológicas, o preço de venda dos imóveis com esse tipo de engenharia aumenta bastante. Isto pode ser explicado pelo maior valor agregado, além do fato de proporcionar maior comodidade aos moradores.

Ou seja, as construtoras conseguem avaliar que o custo real da obra será menor ao utilizar a engenharia sustentável. Existe um valor planejado, analisado durante a execução do orçamento e o valor agregado, que compõe tudo que gera valor ao empreendimento final. Com ações tecnológicas e sustentáveis, esses valores caem exponencialmente, tornando toda a obra mais barata.

Além disso, é possível ter um melhor controle do orçamento, direcionando valores para outros pontos fundamentais e que não podem ser economizados ao longo do processo.

Oferecendo comodidade aos moradores e planejamento sustentável, o empreendimento cresce aos olhos do mercado. Desse modo, a valorização ocorre rapidamente, principalmente com a utilização de saídas inteligentes, tecnológicas e sustentáveis.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?