Curiosidades sobre o processo de fundação

Conheça o Caminhão Munck e suas vantagens para a construção civil
Conheça o Caminhão Munck e suas vantagens para a construção civil
5 de novembro de 2021
Como contratar uma fundação para o projeto da minha casa?
Como contratar uma fundação para o projeto da minha casa?
13 de dezembro de 2021

Curiosidades sobre o processo de fundação

Curiosidades sobre o processo de fundação

Curiosidades sobre o processo de fundação

O processo de fundação de uma obra é um dos passos mais importantes para a construção civil.

Em primeiro lugar, ela é responsável por receber todo o impacto de carregamentos que são provenientes da estrutura. Por exemplo: peso próprio, sobrecargas, ações de vento e empuxos.

Além disso, a fundação também tem como função transmitir o resultado das ações citadas para o solo ou rocha em que está apoiada.

Assim, a fundação precisa ser especificada como um elemento de transição capaz de compatibilizar as ações da estrutura em relação à resistência e à compressibilidade do terreno.

Em estruturas localizadas acima do subsolo, geralmente são empregados o concreto e/ou aço para receber os carregamentos decorrentes do uso das edificações. Utilizam-se estes materiais por sua resistência e também por deformarem menos do que solos e rochas.

Em resumo, o processo de fundação é fundamental, pois ela tem como principal objetivo promover estabilidade e segurança à edificação ao suportar e transmitir os carregamentos para o subsolo.

 

Curiosidades sobre o processo de fundação

Existem algumas curiosidades sobre o processo de fundação, principalmente em fundações de alto padrão e em construções incríveis pelo mundo. Vamos destacar aqui alguns fatos interessantes para quem está interessado no universo da construção civil.

Complexo Marina Bay Sands – Um luxuoso empreendimento construído na Marina Bay Sands, em Singapura. Este foi um dos maiores desafios da engenharia dos últimos anos. 

Uma das maiores dificuldades do seu processo de fundação está no fato dele ser acomodado em um local sujeito a abalos sísmicos e clima de monções.

Mesmo assim, com todas as adversidades o edifício foi construído, com duzentos e sete metros de altura, 55 andares, onde estão espalhados os quase duzentos e cinquenta mil metros quadrados de área, somente referentes ao hotel.

Além disso, o Marina Bay Sands possui uma estrutura diferenciada e relativamente pesada, com um dos maiores observatórios suspensos do mundo e uma das maiores e mais alta, piscina de borda infinita do mundo. 

Todo o segredo de sustentação para esse volume, em torno de mil e quinhentos metros cúbicos só de água, está na estrutura em aço inoxidável.

Burj Khalifa – Outro prédio dos maiores do mundo, com 828 metros de altura e 168 andares. Foi construído em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, um dos expoentes da construção civil no planeta. 

A fundação do prédio precisou de 45 mil m³ de concreto, com 192 pilares enterrados a mais de 50 metros de profundidade. Tudo isso para resistir ao tamanho todo e também as intempéries do tempo, devido ao tamanho do projeto.

Estaca Hélice Contínua – Uma curiosidade sobre maquinários utilizados no processo de fundação, podemos destacar à Estaca Hélice Contínua. 

É um tipo de fundação profunda executada com equipamento de trado helicoidal contínuo que realiza a concretagem da estaca simultaneamente à retirada do solo.

Ela se destaca, principalmente por ser moldada in loco e por ter a armadura colocada somente após o lançamento do concreto. 

Além disso, é um processo bastante moderno, já que utiliza de equipamentos eletrônicos para monitorar toda a execução do trabalho, garantindo dados e estatísticas para melhorar o desempenho e eficiência do projeto.

Por ser uma estaca escavada, não causa vibrações nos terrenos adjacentes evitando problemas que possam incomodar a vizinhança. Este tipo de estaca apresenta ainda grande velocidade de execução e uma menor geração de ruídos e sujeiras no canteiro de obras.

Estaca mega – Outro destaque curioso está na estaca mega. Também conhecida como estacas cravadas a reação ou estacas prensadas, ela possui peças da estrutura cravadas no solo, com o auxílio de um macaco hidráulico.

Assim, o equipamento, que não é tão conhecido pelo grande público, utiliza uma força na estrutura local da edificação, que neste caso poderia ser o conjunto vigas, lajes e paredes, e como reação, as peças são empurradas na direção contrária e cravadas no solo.

Ela pode ser aplicada nas fundações, como um reforço estrutural, atendendo uma demanda do aumento de carga em um edifício ou para maior segurança na obra, por exemplo.

Edifício da Oerlikon (Suíça) – Em 2012, um prédio da Suíça de 6.200 mil toneladas foi arrastado por 60 metros para evitar sua demolição. A edificação histórica foi movimentada para expansão das linhas ferroviárias no local.

Os engenheiros levaram um ano para separar a estrutura do prédio do terreno. As fundações originais, feitas com alvenarias de blocos rochosos, foram substituídas por um bloco de concreto. Para a movimentação, a empresa utilizou duas prensas hidráulicas, 500 rolos e seis seções de linha férrea.

 

Fundação é com a União!

A União Fundações é uma empresa com mais de 20 anos no mercado especializado de engenharia de solos, fundações e construção civil. Nos tornamos especialistas em projetos e execução de fundações atendendo as mais conceituadas empresas da região.

Trabalhamos com a missão de realizar com eficiência o processo de fundação, cumprindo nossos trabalhos de maneira segura e ecologicamente correta, garantindo um ótimo resultado e a satisfação aos nossos clientes.

Nesse sentido, temos como visão obter reconhecimento no setor de fundações pela qualidade dos serviços nossos prestados na entrega pontual e na competência de seus profissionais qualificados que efetuam os serviços.

Já concluímos mais de 1300 obras de todos os portes, fazendo parte dos mais altos empreendimentos do Brasil.

Tudo isso com a garantia de que investimos em qualificação e em equipamentos de última geração trazem melhores resultados. 

São anos de experiência e dedicação e estamos sempre nos atualizando e buscando o que tem de melhor em tecnologia para fundações de obras civis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Falar no WhatsApp
Precisa de ajuda?