Conheça os tipos de resíduos da construção civil

Viga baldrame
Viga baldrame: conheça tudo sobre este tipo de fundação
13 de dezembro de 2019
Tipos de perfuratriz: saiba quais são os modelos utilizados para fundações
28 de janeiro de 2020

Conheça os tipos de resíduos da construção civil

tipos de resíduos da construção

tipos de resíduos da construção

A organização de um canteiro de obras é fundamental durante a realização de um projeto de empreendimento. Assim é possível otimizar o trabalho e garantir a segurança de todos os envolvidos na construção. Além disso, também colabora para evitar desperdícios de mão de obra, de materiais e falhas na execução. Nesse sentido, ainda amplia a margem de lucro do empreendimento e minimiza os impactos ambientais. Entretanto, não é uma tarefa simples, já que diversos conhecimentos são necessários, como o controle de estoque e saber os tipos de resíduos da construção civil, por exemplo.

Ao mesmo tempo que a organização é fundamental, as medidas sustentáveis na fundação são cada vez mais valorizadas. Isto se dá não só na construção civil, mas também em diversos setores da indústria. Estas ações podem ser tomadas desde o início do trabalho, começando pela escolha do tipo de fundação que será aplicada. Assim, construir casas e edifícios em harmonia com o meio ambiente se torna uma medida imprescindível nos dias de hoje.

Nesse sentido, durante toda produção e pós-construção pode ser esquematizada para amenizar os impactos à natureza. Ainda pode-se reduzir ao máximo possível os resíduos e utilizar com eficiência os materiais e bens naturais, como água e energia. Além disso, é imprescindível a aplicação de materiais recicláveis e de menor impacto ambiental. Por isso, é muito importante conhecer tipos de resíduos da construção civil.

Antes de mais nada, precisamos saber o que são estes resíduos. Ele são quaisquer materiais utilizados em uma obra e considerados lixos, já que não têm mais utilização para a função deles. Eles precisam ser tratados de maneira adequada para serem reciclados e reutilizados, ou descartados, dependendo do caso. Eles podem ser gerados em uma construção pela própria forma como ela está sendo executada, conforme os serviços aplicados ou por demolições, por exemplo.

A classificação do lixo da construção civil é dividido pelos tipos de materiais utilizados na execução dos serviços de uma obra e são classificados como classe A, classe B, classe C ou classe D. Os tipos de resíduos são classificados de acordo com a resolução no 307/2002 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). Vamos aos tipos de resíduos da construção civil para organizar melhor o canteiro de obras.

Tipos de resíduos da construção civil

Resíduos Classe A – Os tipos de resíduos da construção civil Classe A são compostos por materiais que podem ser reutilizados na própria obra. Se for o caso, eles também podem ser encaminhados para unidades de reciclagem ou aterros próprios para este tipo de resquício. Assim, podem ser dispostos para reciclagem ou re-utilizações futuras. Exemplos: Materiais cerâmicos, blocos ou tijolos de alvenaria, telhas, argamassa, concreto e solos de terraplenagem.

Resíduos Classe B – Os tipos de resíduos da construção civil Classe B são aqueles que podem ser reciclados para outros fins. Exemplos: papel e papelão, plásticos, metais, vidros, madeiras e gesso.

Resíduos Classe C – Os tipos de resíduos da construção civil Classe C não apresentam a possibilidade de serem reciclados, já que não existem técnicas para fazer o seu reaproveitamento. Por isso, é necessária atenção especial este tipo durante o processo de execução de uma obra para que não haja desperdício de materiais. Exemplos: Qualquer material que não se encaixe na classificação de resíduos da classe D. Eles devem ser separados de outras classes de materiais e encaminhados para aterros preparados para o seu recebimento.

Resíduos Classe D – Os tipos de resíduos da construção civil Classe B são materiais perigosos que podem causar danos à saúde humana e animal e ao meio ambiente. Exemplos: Tintas, solventes, vernizes, materiais e telhas de amianto, materiais das classes A, B e C contaminados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *