Como identificar o tipo de fundação mais econômica e adequada

Como identificar o tipo de fundação mais econômica e adequada

Como identificar o tipo de fundação mais econômica e adequada

Escolher o tipo de fundação correto é fundamental para o sucesso de todo o projeto da construção civil. Essa decisão deve ser tomada elencando diversos aspectos, como tempo, custo, necessidade, mão de obra e entre outros.

Qualidade deve prevalecer sempre, mas a construção civil moderna exige também que a eficiência e o orçamento estejam alinhados com o padrão final da fundação.

Você sabe como escolher o tipo mais adequado para o seu projeto? Separamos algumas dicas para você. Fique ligado!

Como identificar o tipo de fundação mais econômica e adequada

Em primeiro lugar, é importante frisar que a escolha do tipo de fundação deve ser feita somente por profissionais qualificados e experientes. Assim, é possível garantir a melhor eficiência e conexão entre economia e qualidade para a sua obra.

Existem três parâmetros principais que podem ser seguidos para fazer essa escolha. Saiba mais:

Qualidade da fundação – Este critério deve ser levado em conta acima de todos. Não se deve economizar no orçamento a tal ponto que vá prejudicar a qualidade do produto final. Nesse sentido, é preciso alinhar o melhor dos dois mundos.

Existem casos, por exemplo, de concretagem mal feita, com processos executivos que não foram realizados corretamente. Independentemente do tipo de fundação, na hora de fazer a concretagem e a mistura com o concreto for ruim, podem ficar resíduos no cimento. Isso vai prejudicar a qualidade da fundação e impactar até mesmo na durabilidade do projeto.

Durabilidade – Quando uma obra tem início, ela é projetada para durar pelo menos meia século. Fundações que não seguem critérios rigorosos podem entrar em colapso em cinco ou dez anos. Tudo isso depende da forma como ela foi projetada e executada. Desse modo, cabe aos profissionais responsáveis estarem conectados com a responsabilidade pelo projeto.

Funcionalidade – Por último, vamos falar da funcionalidade. Existe um limite de recalque e deformação que pode ser adequado com o tipo de obra e fundação.

O que jamais pode ocorrer é que eles ultrapassem o que a construção consegue suportar. Ou seja, o serviço precisa no mínimo estar dentro dos limites aceitáveis de cada fundação e da carga que ela pode suportar. Nesse sentido, projeto e operação precisam estar compatíveis com o porte da obra.

Conheça as principais fundações e suas aplicações

Existem diversos tipos de fundações que podem ser escolhidas para diferentes projetos. Nesse sentido, elas podem ser divididas em fundações superficiais e profundas. Existem aspectos e aplicações que vão sobrepor a escolha do modelo aplicado no projeto.

Por isso, pensando em todas essas diferenças, separamos as principais técnicas que podem ser aplicadas na construção civil. Confira:

Tipos de fundações superficiais – Estes modelos também podem ser chamados de rasas e seu uso deve ocorrer em projetos de até dois andares. Elas servem para obras de pequeno porte, já que ficam com menos de três metros de profundidade.

Sapata – Tipo de fundação com base quadrada, retangular ou trapezoidal. Possui a tensão resistida pela armadura e não pelo concreto. No caso do modelo isolado, a carga da edificação é transferida para as colunas e então para a sapata, distribuído o peso para o solo.

Também existe a sapata corrida, que ocorre a transmissão da carga para as colunas e depois dividido linearmente para o solo.

Viga Baldrame – Este tipo de fundação pode ser conhecido também como viga de fundações, já que a estrutura de concreto simples ou armado é construída e posicionada abaixo do nível do solo. A viga se estende por todas as paredes e pode até mesmo servir para ligar as sapatas.

Ela serve, principalmente, para fazer a distribuição da carga da edificação e também ajuda a travar as colunas da construção.

Radier – Este tipo de fundação funciona como uma laje de concreto armado. Nesse sentido, ela vai receber todo peso da edificação e o distribuir por todo o terreno.

Sua estrutura abrange toda a área de construção e por padrão deve ser utilizada principalmente em pequenos imóveis e em obras leves de alvenaria estrutural.

Tipos de fundações profundas – Estes modelos de fundação devem ser escolhidos quando a construção ocorre em solos mais fracos. Também pode ser aplicada quando o terreno vai receber uma carga muito grande. Nesse caso é recomendado escavar o solo mais profundamente, geralmente mais do que três metros. Alguns exemplos desse tipo de fundação são:

Estacas – Uma fundação que pode ser cavada ou perfurada. Suas estacas possuem grandes comprimentos e seções transversais pequenas.

Em geral, deve ser executada com a utilização de máquinas e ferramentas especiais, sem que seja necessário a descida do operador. Além disso, é um modelo bastante diversificado, já que pode ser realizado em materiais como aço, madeira ou concreto, pré-moldado ou virado na obra.

Caixões – Tipo de fundação em forma de prisma e concretados na superfície dos terrenos, eles são instalados por escavação interna. Este tipo também pode utilizar ou não ar comprimido, dependendo do tipo de material.

Tubulações – Concluindo, as tubulações são o tipo de fundação indicada para obras que possuem cargas elevadas. Ou seja, é muito utilizada em obras de grande porte, além de viadutos e pontes. Nesse caso, há descida de pessoas para a sua construção para alargar a base e/ou fazer a limpeza do fundo.

Fundações de alto padrão com a União

A União Fundações se especializou ao longo dos anos em projetos e execução de fundações. Atualmente realizamos serviços no mercado especializado de engenharia de solos, fundações e construção civil.

São mais de 20 anos de experiência e nesse tempo pudemos conquistar a confiança de nossos clientes. Por isso, atendemos as mais conceituadas empresas da região, mantendo seu prestígio no setor ao prestar serviços com qualidade, responsabilidade e técnica.

Nossa missão enquanto empresa da construção civil é realizar serviços de fundações com eficiência, cumprindo nosso compromisso de maneira segura e ecologicamente correta. Desse modo podemos garantir um ótimo resultado e a satisfação dos nossos parceiros.

Nossos profissionais qualificados se empenham ao máximo para que em conjunto possamos ter reconhecimento no setor de fundações pela qualidade dos serviços. Desse modo, trabalhamos com foco não só em um serviço de alto padrão, mas também na entrega pontual e eficiência máxima.

Além disso, trabalhamos apenas com equipamentos de última geração, garantindo o melhor para os projetos da construção civil onde atuamos. Quer garantia de qualidade? Somente com a União Fundações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?