O canteiro de obras é um lugar onde circulam muitas pessoas. Profissionais de todas as áreas estão por ali o tempo todo e elas são organizadas pelos seus superiores, que devem planejar tudo da melhor maneira possível. Desse modo, um dos planejamentos deve voltado para ações de sustentabilidade e conscientização de todos. Principalmente quando se trata da eficiência hídrica da obra. A água é um recurso natural indispensável e, cada vez mais, devemos pensar em como poupá-la ao máximo e também como fazer o uso inteligente dela. Por isso a União Fundações vai falar sobre como garantir eficiência hídrica aos canteiros de obras?
Além de, obviamente, servir para a hidratação dos trabalhadores, a água tem outros papéis fundamentais durante a execução de um projeto de construção civil. Assim, o recurso hídrico é utilizado para a produção de concretos e argamassas, para curar concreto e também umedecer áreas que estejam com poeira alta. Também é fundamental para limpar ferramentas e ambientes e, além disso, para lavar áreas de convivência, como refeitórios, escritórios, banheiros, banheiros e utilizada para o banho dos trabalhadores. Além disso, com o efeito da pandemia do novo coronavírus, a preocupação com a limpeza em áreas que possuem circulação de pessoas aumentou muito. Por isso da importância de evitar o desperdício.
Atualmente o ser humano tem adquirido cada vez mais consciência de que a sustentabilidade é o caminho ideal para qualquer projeto. Além de ser financeiramente mais viável, a preocupação com o meio ambiente também prevalece, nesse sentido. Conforme pesquisa da US Green Building Council, a construção civil consome cerca de 21% da água tratada no planeta. Por isso é muito importante fazer esta redução e garantir eficiência hídrica do canteiro de obras.
Por isso, com algumas ações sustentáveis, acredita-se que seja possível reduzir em até 50% o consumo de água potável nos empreendimentos, tanto durante a execução do projeto, mas como também após a sua construção. Além destes pontos destacados, anteriormente, é fundamental ressaltar que muitos dos quesitos para garantir as certificações ambientais se pautam também pela gestão da eficiência hídrica. Um das etapas mais importantes é o planejamento de como funcionará o trabalho no canteiro de obras. Como falamos anteriormente, a conscientização é um processo que deve ser trabalhado com todos e, para facilitar este delineamento, medidores podem ser instalados em setores, aumentando também o controle.
Nesse sentido, também é uma forma de prevenir o desperdício de água garantir a qualidade das instalações do canteiro de obras. Mesmo que estas instalações sejam provisórias, é preciso que elas sejam montadas corretamente, para que tudo funcione de forma ordenada. Uma possibilidade é disponibilizar mão de obra exclusiva para realização de inspeções periódicas nas instalações provisórias na busca de possíveis vazamentos no canteiro de obra. Com vistorias e monitoramento do consumo já é possível ter uma boa ideia de quais pontos são mais críticos e devem receber tratamento especial para controlar estes problemas. Além disso, a União Fundações vai apresentar algumas técnicas para garantir a eficiência hídrica.
Técnicas para garantir eficiência hídrica
Coleta de água da chuva – O reaproveitamento da água da chuva é muito utilizado para canteiros de obras sustentáveis. A instalação de sistemas de água de reuso é cada vez mais comum e, mesmo que não seja possível instalar equipamento para fazer o tratamento, pode-se utilizar este recurso. Ou seja, a água não deve ser destinada para consumo e sim para redução de poeira e limpezas em geral, por exemplo.
Poço artesiano – O uso de poço artesiano é bastante comum em casas. Essa opção pode ser bastante econômica, no entanto, deve-se estar atento às exigências, como autorização prévia e também avaliação de possíveis impactos. Deve-se ficar atento a este recurso hídrico, pois conforme a qualidade da água, pode ocorrer interferência no processo da cura do concreto, por exemplo.
Controle e redução – Como falamos anteriormente, a instalação de medidores é uma forma de auxiliar na economia e redução do consumo. Nesse sentido, também é possível projetar para o canteiro de obras torneiras com redutores de vazão e a água da pia pode ser reutilizada nas descargas. Além disso, geralmente a parte administrativa do canteiro de obras possui ar condicionado e a água eliminada por eles pode ser redirecionada para uso não potável.
Treinamento – Garantir a eficiência hídrica deve ser um trabalho em conjunto com todos os trabalhadores presentes no canteiro de obras. Por isso, fazer treinamentos para conscientização contra o desperdício da água e também sobre como deve ser feito o gasto deste recurso no canteiro de obras é uma boa solução. Vale lembrar que o consumo médio de água de um operário varia entre 45 e 65 litros de água por dia, e isto deve ser pensado tanto nos treinamentos quanto nos planejamentos.