Como executar uma sapata e quais os benefícios para a obra

Tipo de Sapata
Tipo de Sapata – Saiba como escolher o melhor para sua fundação
15 de julho de 2019
fundação
Fundação, entenda como iniciar a estrutura de sua obra
16 de agosto de 2019

Como executar uma sapata e quais os benefícios para a obra

executar uma sapata

executar uma sapata

Como executar uma sapata e quais os benefícios para a obra

A edificação da obra começa na fundação. Por isso ela é tão importante, pois cada tipo de obra está condicionada a um tipo de alicerce.  Essencialmente é um processo para que não ocorram problemas futuros como, deslizamentos e rachaduras e, consequentemente, prejuízos e gastos desnecessários.

Uma das primeiras coisas a ser levada em conta é o tipo de imóvel que vai ser construído (residencial, comercial, industrial etc.). Mas, principalmente, das características do solo onde a obra será executada. Esses fatores vão garantir a segurança da propriedade e a partir dessa informação se pode escolher o tipo de fundação. Neste blog, vamos tratar sobre fundações rasas com sapata. 

EXECUÇÃO

As sapatas são elementos de simples execução. A sapata de cota mais baixa deve ser executada de acordo com a NBR 6122, nenhuma deve ter dimensão menor do que 60 cm. Alguns cuidados também são necessários: 

*A escavação do terreno deve ser feita de acordo com o projeto de fundações, seguindo as dimensões até a cota de apoio;

*Aplicar uma camada de concreto magro no fundo do terreno escavado e nas suas laterais. Essa camada de regularização no fundo deve ter no mínimo 5 cm  de espessura para proteger a armadura da sapata contra a umidade do solo. Nas laterais, uma camada de chapisco já basta;

*Depois da vala preparada, inicia-se a marcação dos pilares e a conferência do nível da sapata. Para tanto, são fixadas estacas de madeira nos pontos indicados pelo projetista;

*Colocam-se, então, espaçadores na superfície de apoio onde foi aplicado o concreto magro, isso evita que o cobrimento do aço não seja atendido. 

*Então Insere-se a armação, sempre seguindo a orientação do projeto. Deve-se fixar os arranques dos pilares com arames de aço.

*Realiza-se a concretagem da sapata;

*Depois de curado o concreto, então realiza-se a desforma da sapata e o devido reaterro da cava da sapata.

Vantagens das sapatas 

As principais vantagens das sapatas em uma fundação são o seu baixo custo, rapidez de execução e a capacidade de construção sem equipamentos e ferramentas especiais. Uma fundação em sapatas bem dimensionada pode ser executada com pouca escavação e baixo consumo de concreto.

O concreto utilizado nessas fundações deve apresentar propriedades específicas para desempenhar seu papel com segurança. Deve garantir resistência às agressões do solo e prover uma concretagem bem-sucedida.Além disso, não sofrer rupturas ou deformações que comprometam a construção.

As sapatas são indicadas para regiões onde e solo é estável e com boa resistência nas camadas superficiais. Esse tipo de fundação suporta grande capacidade de cargas comparadas a outros tipos de fundação rasa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *