Como contratar uma fundação para o projeto da minha casa?

Curiosidades sobre o processo de fundação
Curiosidades sobre o processo de fundação
30 de novembro de 2021
7 obras incríveis pelo mundo
7 obras incríveis pelo mundo
15 de dezembro de 2021

Como contratar uma fundação para o projeto da minha casa?

Como contratar uma fundação para o projeto da minha casa?

Como contratar uma fundação para o projeto da minha casa?

Como já destacamos diversas vezes por aqui, antes de iniciar um projeto de construção, é necessário realizar um planejamento. Não é diferente com a fundação de uma casa, que é uma das partes fundamentais desta estrutura.

A fundação é a base da construção e, por isso, para a sua realização devem ser contratados profissionais qualificados e experientes.

Além disso, o projeto deve levar em consideração diversas questões importantes, principalmente por estar criando o alicerce da construção.

O projeto de fundação deve ser desenvolvido logo após a criação dos projetos arquitetônico e estrutural, pois são eles que definirão as cargas que irão impactar na mesma.

Assim, a partir de uma sondagem do solo, o profissional responsável identifica a melhor solução, que pode ser a utilização de fundação rasa ou profunda, de acordo com a capacidade do mesmo.

Nesse sentido, também deve-se fazer o dimensionamento correto da fundação, pois assim é possível economizar bastante nos custos da construção da edificação. Também existe a possibilidade de evitar custos adicionais com reparos recorrentes ao longo da vida útil do imóvel.

Vale ressaltar ainda que uma fundação mal dimensionada pode trazer patologias diferentes, como problemas de recalques excessivos, trincas nas paredes, recalques de pisos e subsolos, entre outros.

Depois de destacar a importância do projeto de uma fundação, vamos apresentar algumas dicas fundamentais para quem precisa contratar este serviço essencial.

 

8 dicas para contratar uma fundação

 

1 – Tenha seu projeto em mente – Como já destacamos, ter o projeto bem estruturado é fundamental antes de iniciar qualquer obra e para garantir o seu sucesso. 

Assim, analisa qual o tipo de obra você deseja realizar, como residencial, comercial ou educacional, por exemplo, faz toda a diferença. Não adianta nada contratar uma empresa especialista em um determinado tipo de obra se você deseja outro.

2 – Histórico de obras – É muito importante você saber com quem está lidando antes de iniciar uma obra e a sua fundação

Por isso, pesquise o histórico de obras das empresas que você pretende contratar. Confira questões importantes, como obras similares a sua que ela já realizou anteriormente ou se ela tem destaque no mercado da construção civil.

3 – Confira os imóveis – Além de pesquisar quais as obras da empresa contratada, você também pode verificar a realidade destas propriedades. 

Visitar o local destas obras e conferir a qualidade dos imóveis é um certificado de garantia de bons trabalhos e que coincidem com a realidade.

4 – Converse com antigos clientes – Conhecer outros clientes também pode colaborar na decisão de contratar uma empresa para realizar a fundação da sua obra. 

Procure saber sobre prazos, preços, garantia e se eles estão realmente contentes com o serviço que lhes foi oferecido, tudo isso pesa bastante para você finalizar um negócio.

5 – Confira se a construtora possui algum tipo de seguro – Imprevistos sempre podem ocorrer durante uma obra. 

Por isso, antes de iniciar o serviço de fundação, confira se a empresa escolhida possui seguro para o caso de inadimplência de algum dos fornecedores ou falhas/irregularidades por parte dos funcionários. 

Esse cuidado contribui para evitar atrasos e atestar maior qualidade nos serviços prestados.

6 – Gestão de resíduos no canteiro de obras – Quando for contratar uma fundação, fique atento se a empresa trabalha com a gestão de resíduos no canteiro de obras. 

Além disto ser fundamental para a preservação do meio ambiente, também evita que você tenha problemas com multas ambientais e embargos para a construtora, o que pode inclusive acarretar na paralisação da obra.

7 – Quanto custa construir uma fundação? – Os valores de uma fundação podem variar, de acordo com o projeto e a sua complexidade. Por isso, é bom entrar em contato com empresas honestas e responsáveis, que farão um preço justo por um serviço de qualidade. 

Em geral, fundações equivalem a 10% do valor total da construção de uma casa. No entanto, pode variar de acordo com o tamanho da casa, tipo de estrutura e outras especificações como necessidade de preparo prévio do solo e a contratação de maquinário e equipe capacitada para realizar a obra.

8 – Tempo de conclusão – Outro ponto fundamental para ter conhecimento quando contratar uma empresa para realizar uma fundação é o tempo de conclusão da obra. Este tempo também pode variar, conforme a complexidade do projeto e o tipo de solo onde será aplicada. Além disso, é preciso considerar as intempéries do clima, que podem acabar atrasando.

No entanto, uma empresa especialista em fundações utiliza equipamentos de última geração e profissionais que conhecem técnicas avançadas, agilizando ainda mais a sua obra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Falar no WhatsApp
Precisa de ajuda?