Canteiro de obras organizado: Cinco dicas para otimizar o trabalho

projeto de fundação
Projeto de Fundação: Etapa garante mais segurança e economia
14 de março de 2019
sondagem do solo
Sondagem do Solo: Saiba como a etapa evita problemas na fundação
10 de abril de 2019

Canteiro de obras organizado: Cinco dicas para otimizar o trabalho

canteiro de obra organizado

Ter um canteiro de obras organizado pode ser fundamental para otimizar o trabalho e garantir a segurança de todos os envolvidos em uma construção. Além disso, ajuda a evitar desperdícios de mão de obra, de materiais e falhas na execução, ampliando a margem de lucro do empreendimento e minimizando os impactos ambientais.

O canteiro de obras organizado é responsabilidade de todos os envolvidos, desde os engenheiros, ao determinarem o projeto e os fluxos de trabalho, até os pedreiros, que devem garantir que os equipamentos sejam devidamente armazenados e o local limpo adequadamente.

 

canteiro de obra

 

Dessa maneira, é possível garantir que os funcionários produzam em ritmo melhor, fazendo com que a obra seja entregue no prazo e com menor risco de acontecer algum tipo de acidente. Pensando nisso, separamos uma lista com cinco dicas essenciais para manter o canteiro de obras organizado:

 

Planejamento do canteiro de obras organizado

Antes de começar é preciso identificar o espaço ideal para a construção do canteiro de obras, pensando em atender os itens requeridos pela normas –  Norma Regulamentadora (NR) – 18 (Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção) e Norma Técnica (NBR) – 1367 (Áreas de vivência em canteiros de obras) – e construir todos os espaços necessários.

Para isso, é preciso avaliar quais instalações serão necessárias na obra: tapumes, escritório, banheiros, almoxarifado, depósitos e carpintaria são alguns dos locais que facilitam o dia a dia em um canteiro de obra organizado, sendo necessários dependendo do tamanho do projeto.

 

Ferramentaria

Ao criar uma ferramentaria você evitará ferramentas espalhadas ou jogadas pelo canteiro. Além de deixar o local muito desorganizado, essas atitudes podem atrapalhar a produtividade, fazendo com que as ferramentas não sejam encontradas quando necessário. O pior é que muitas vezes, essa falta de organização causa acidentes, já que ferramentas cortantes como serras, serrotes ou pregos podem machucar alguém. Com a ferramentaria todas as ferramentas ficam devidamente guardadas, registradas e numeradas, sendo solicitadas apenas quando necessário, evitando problemas e mantendo o canteiro de obras organizado.

 

Armazenagem de máquinas e materiais

Todo canteiro de obras organizado deve possuir uma área específica para o “estacionamento” de máquinas e equipamentos. Como a grande maioria das máquinas utilizadas na construção civil é robusta e de grande porte, quando não guardadas no local correto elas podem prejudicar o fluxo de atividades da obra. Os materiais de construção também devem ser armazenados e estocados de modo a não prejudicar o fluxo dos trabalhos. É preciso tomar cuidado para não obstruir portas ou saídas de emergência, bem como evitar empuxos ou sobrecargas nas paredes, lajes ou estruturas de sustentação, além do previsto em seu dimensionamento.

 

Leia também: Projeto Estrutural: Descubra qual a importância dessa etapa

 

Logística Interna

O arranjo correto de um canteiro de obras organizado é indispensável para estruturar a logística, indicando o posicionamento de equipamentos, mão de obra e matéria-prima visando garantir um bom ritmo de trabalho. Para facilitar o fluxo e a logística será necessário avaliar quais as condições do canteiro. O uso correto dos equipamentos para movimentação segura e rápida de cargas e trabalhadores é determinante para garantir a produtividade em obras, já que um bom tempo da obra é voltado para o transporte de pessoas e materiais.

 

Equipe envolvida

É importante que todos os envolvidos na obra ajudem a manter o ambiente sempre limpo e organizado. Latas utilizadas, sacos de cimento, embalagens e outros itens precisam ser devidamente segregados e jogados no lixo. Separando os materiais que podem ser reaproveitados e descartando somente os resíduos que não serão mais utilizados, você terá um canteiro de obras organizado.

 

Leia também: Como adotar medidas sustentáveis na fundação de uma obra

 

Seguindo essas dicas você conseguirá manter um canteiro de obras organizado. Na fase de fundação é essencial contar com uma empresa certificada e profissionais qualificados para otimizar o processo, para isso conte conosco, somos especialistas em fundação. Veja outras dicas de construção civil e fundação de obras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *