A importância de ter uma obra amiga do meio ambiente

Tecnologias sustentáveis e as tendências para a construção civil
Tecnologias sustentáveis e as tendências para a construção civil
5 de outubro de 2022
A manutenção preventiva de caminhões pode evitar muita dor de cabeça
A manutenção preventiva de caminhões pode evitar muita dor de cabeça
18 de outubro de 2022

A importância de ter uma obra amiga do meio ambiente

A importância de ter uma obra amiga do meio ambiente

A importância de ter uma obra amiga do meio ambiente

A construção civil está cada vez mais apostando na sustentabilidade e proteção do meio ambiente. Esse é um desafio enorme, já que o setor é um dos grandes responsáveis pelos impactos causados no planeta Terra.

No entanto, existem diversas práticas que podem ser adotadas, contribuindo com a saúde do meio ambiente e reduzindo esses problemas causados pelo segmento. Assim, o papel das construtoras e de todo o setor da construção civil é fundamental.

De fato, a sustentabilidade é um conceito que está crescendo na construção civil, assim como em outros setores. São muitos problemas para o planeta, com mudanças climáticas, poluição dos mares e rios, crise hídrica e o aumento do buraco na camada de ozônio.

Além disso, a pandemia do coronavírus também criou um alerta para os problemas causados no planeta Terra pela ação humana. Nesse sentido, a sociedade também está mais atenta a estes impactos e a necessidade de mudarmos a nossa forma de viver.

De acordo com uma pesquisa realizada pela McKinsey & Company sobre o perfil do consumidor pós-covid-19, dois terços dos entrevistados acreditam ser importante limitar impactos de mudanças climáticas, mais do que antes. E 60% deles estão fazendo mudanças significativas nos estilos de vida para diminuir o impacto no meio ambiente.

Ou seja, o setor da construção civil está sendo observado diretamente pelas pessoas e empresas que querem iniciar um novo projeto, para que este seja feito de maneira sustentável e consciente

Segundo uma publicação do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS), referenciando dados da Agência Internacional de Energia (IEA), só o segmento da construção foi responsável, em 2019, por 35% do consumo de energia global e por 38% das emissões de CO2.

Por isso, é muito importante que as empresas da construção civil passem a agir com sustentabilidade e consciência ambiental. Tudo isso colabora não só com a redução dos impactos causados ao meio ambiente, mas como também melhora a imagem das empresas em relação a um mercado competitivo.

6 motivos para ter uma obra amiga do meio ambiente

Responsabilidade ambiental – O primeiro motivo, é claro, tem relação com a proteção do meio ambiente. Trabalhar com responsabilidade ambiental é uma maneira de colaborar com a sustentabilidade do planeta e melhorar a situação atual para as futuras gerações. 

Afinal, somos todos moradores desta casa comum e devemos cuidar dela em conjunto.

Marketing Verde – Cada vez mais consumidores, clientes e a população em geral está engajada no posicionamento das empresas em relação à sustentabilidade. Por isso, uma empresa que se apresenta como amiga do meio ambiente e adota atitudes sustentáveis, agrega para a marca responsabilidade e seriedade.

Desse modo, os clientes e a sociedade em geral passam a olhar para a construtora como uma séria e responsável, além de aliada no cuidado com o meio ambiente. Portanto, promover ações e serviços sustentáveis é uma necessidade para empresas que querem se manter competitivas no mercado.

Mais economia – Uma construtora que investe em ações favoráveis ao meio ambiente também consegue diminuir os próprios custos de produção. 

Ou seja, elas geram mais economia para a empresa com boas práticas, por exemplo: reciclagem, a reutilização de água, a diminuição do consumo de papel, o reaproveitamento de sobras de matéria-prima e ações de economia de energia elétrica.

Conformidade com a lei – Uma empresa amiga do meio ambiente, também está agindo de acordo com as especificações operacionais elaboradas pela regulamentação ambiental. Atualmente, existem leis e normas vigentes, elaboradas para a redução do impacto ambiental originários de ações comerciais.

Assim, caso uma empresa trabalhe descumprindo essas leis, as consequências podem resultar em multas e paralisação das atividades, o que gera prejuízos, além de ações cíveis e criminais.

Produtividade assertiva e elevada – O ideal para que as empresas da construção civil consigam atuar com sustentabilidade, é implementar um sistema eficiente de gerenciamento de resíduos sólidos.

A aplicação desse sistema planejado contribui com a melhoria de procedimentos internos, evitando uma série de desperdícios de matérias-primas, recursos energéticos, demanda logística e mão de obra.

Lucro no Lixo – Vale destacar também que além de colaborar com o meio ambiente, é possível lucrar com lixo gerado pela construção civil. 

Esses entulhos podem se tornar insumos de produção para segmentos especializados, sendo avaliados e arrematados por tratadores especializados e homologados para seu reprocessamento ou disposição final.

Desse modo, os custos com descarte adequado se convertem em receita para empresas vendedoras e em insumos acessíveis para tratadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?