A importância de fazer a fundação com uma empresa especializada

Retrospectiva da construção civil em 2019: Confira os principais acontecimentos
6 de novembro de 2020
Curiosidades sobre as obras da Copa do Mundo de 2022, no Catar
4 de dezembro de 2020

A importância de fazer a fundação com uma empresa especializada

A fundação de uma obra é uma das etapas mais fundamentais para a construção. Elas são responsáveis por receber as cargas que agem na estrutura e transmiti-las ao solo de forma adequada. Um exemplo disto é o peso do prédio e o vento que ele recebe. Não à toa, muitos monumentos históricos e importantes por todo o mundo ainda estão de pé graças ao serviço de fundação bem executado. Assim, é ainda mais importante que este trabalho seja entregue para pessoas capacitadas e que saibam o que estão fazendo, ou seja, uma empresa especializada. Desse modo, a União Fundações, que possui mais de 1300 obras concluídas, tem muita experiência e grande conhecimento, podendo apresentar os benefícios de contratar especialistas em fundações.

Assim, sabemos muito bem da importância da fundação para os projetos de construção civil. E, por isso mesmo, se faz mais necessário ainda mais que elas sejam executadas por uma empresa especializada. Caso ela seja feita por pessoas inexperientes, ou que não tenham conhecimento técnico e prático, existem diversos riscos que podem ser ocasionados para a obra. Nesse sentido, é possível que tanto a curto, quanto médio e longo prazo, as construções apresentem patologias, causando riscos severos para a estrutura.

Um passo inicial importante para evitar isso é conhecer os procedimentos adequados para dar início a execução das fundações. No entanto, antes de mais nada, o profissional capacitado deve saber qual o tipo de fundação que será utilizada no projeto. Basicamente elas se dividem entre dois modelos essenciais: rasas ou superficiais e profundas. Cada uma apresenta suas especificidades de trabalho, bem como a maneira como deverão ser organizadas e onde serão implementadas. A principal diferença se encontra na transferência das cargas da estrutura para o solo. As fundações rasas transferem a carga ao solo próximo à superfície do terreno, enquanto as fundações profundas transferem estas cargas ao longo da profundidade do solo.

Como foi dito anteriormente, decisões erradas feitas sem conhecimento técnico ou aprofundamento de investigação podem ocasionar patologias na obra. Obviamente estes problemas estruturais, como fissuras, trincas e deformações. Algumas destas podem ser reparadas periodicamente, mas causam o retrabalho e acabam sendo medidas paliativas, já que as patologias sempre retornam. Outros problemas maiores, como grandes deformações ou trincas muitas vezes exigem reparos estruturais mais trabalhados e, por isso, muitas vezes é necessário interditar ou até mesmo demolir o empreendimento.

Desse modo, o que era pra ser um projeto grandioso e que geraria muito lucro para os seus donos, acaba trazendo prejuízo financeiro. Além disso, outro problema extremamente grave é a possível consequência de acidentes fatais, devido a fundações inadequadas. Como exemplo de uma grande perda de dinheiro causada por uma falha gravíssima na fundação e por sua execução não ser feita por uma empresa especializada foram os prédios tortos de Santos.

Nada substitui o trabalho de uma empresa especializada

Existe o ditado famoso “o barato muitas vezes sai caro”. E ele se aplica exatamente neste caso das fundações. Como explicamos, escolher as opções mais baratas do mercado, sem levar em consideração o histórico de trabalho e serviços da empresa, clientes atendidos, experiência dos funcionários e também a recomendação de outros lugares pode gerar grandes prejuízos. Por isso, uma empresa especializada faz toda a diferença no seu projeto.

Nesse sentido, você deve estar ciente de que a empresa vai propor uma análise extensa e precisa do projeto, para primeiro saber o tipo de fundação que será utilizada. Além disso, é necessário estudar as particularidades do solo sobre o qual a obra será executada. Podem ocorrer, por exemplo, sondagens de reconhecimento ou até mesmo pesquisas mais detalhadas do terreno, conforme for a necessidade do projeto, do terreno ou da complexidade da edificação. Durante o estudo de solo são verificados diversos pontos importantes, como informação do nível do lençol freático, tipos de solo até a profundidade de interesse do projeto, consistência e capacidade de carga de cada tipo de solo, entre outros.

Uma empresa série e comprometida com o seu projeto se pautará por dados técnicos para tomar as melhores decisões, que se adaptem melhor ao terreno. Além do planejamento, com a execução do serviço feito por uma empresa especializada, você tem a garantia de que o seu projeto será feito com maquinário moderno. Assim, evitam-se possíveis prejuízos financeiros no caso de manutenção das máquinas, mas, principalmente, a chance de ocorrerem atrasos por este motivo são mínimas.

E, por último, não podemos deixar de destacar o trabalho realizado por profissionais competentes e qualificados. Nesse sentido, os trabalhadores estão sempre estarem cientes de regras e normas como as da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), através da NBR 6122/2010, que trata do Projeto e Execução das Fundações. Além disso, se mantém ou atualizados com publicações como as feitas pela Associação Brasileira de Empresas de Engenharia de Fundações e Geotecnia (ABEF), que explica em detalhes quais são os procedimentos, os equipamentos, as ferramentas e a equipe necessária para a realização adequada dos diferentes tipos de fundação. Todos estes estudos e normas servem para colaborar com os trabalhadores, para que executem o projeto ideal, em segurança e da melhor maneira possível.

Conheça mais o trabalho da União Fundações, uma empresa que se compromete com o seu projeto e possui anos de experiência e dedicação. Investimos em qualidade, tudo para efetuar o nosso trabalho da melhor forma possível, tornando cada obra concluída uma gratificação para nós e nossos amigos clientes!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *