7 obras incríveis pelo mundo

Como contratar uma fundação para o projeto da minha casa?
Como contratar uma fundação para o projeto da minha casa?
13 de dezembro de 2021
5 detalhes sobre fundação que fazem a diferença em um bom projeto
5 detalhes sobre fundação que fazem a diferença em um bom projeto
3 de janeiro de 2022

7 obras incríveis pelo mundo

7 obras incríveis pelo mundo

7 obras incríveis pelo mundo

Cada vez mais surgem obras incríveis pelo mundo. O avanço da tecnologia e o crescimento enorme do setor imobiliário geram a necessidade desses novos empreendimentos.

Além disso, para se destacar no mercado da construção civil, designers e construtoras precisam criar os seus diferenciais.

Desse modo, ao mesmo tempo em que obras incríveis ficam prontas por todo o planeta, também são criados projetos para que mais construções impactantes e inovadores apareçam.

Separamos algumas obras incríveis pelo mundo, que se destacam tanto pela beleza, quanto pela complexidade e inovação da construção. Confira:

 

7 obras incríveis pelo mundoobras incríveis

 

1 – Burj Khalifa – Das obras incríveis pelo mundo, com toda a certeza o Burj Khalifa merece um destaque. Desse modo, este empreendimento deve ser também um dos mais reconhecidos pelo público.

Construído em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, este é o prédio mais alto do mundo. Com 828 metros de altura e 168 andares, pode ser visto a uma distância de até 95 quilômetros.

Para a sua fundação foram utilizados 45 mil m³ de concreto, com 192 pilares enterrados a mais de 50 metros de profundidade.

Além disso, dispõe de 57 elevadores e oito escadas rolantes que transportam as pessoas dentro do edifício. Visto de cima, o Burj Khalifa tem o formato de uma flor-de-lis, símbolo da realeza.

2 – Palm Islands – Também em Dubai, as Palm Islands formam um arquipélago de três ilhas, totalmente artificiais, em formato de palmeiras.

Ao todo, foram investidos cerca de 13 bilhões de dólares na Palm Jumeirah, Palm Jebel Ali e Palm Deira. Como a grande maioria das obras incríveis que surgem em expoentes turísticos, foi criada com o objetivo de impulsionar o turismo na capital dos Emirados Árabes Unidos.

E de fato o objetivo foi cumprido antes mesmo da conclusão do projeto. Inicialmente o plano era construir apenas uma ilha, com toda a infraestrutura de uma cidade de altíssimo padrão, com quatro mil residências de luxo. 

Além disso, também iria oferecer centros comerciais, muitos hotéis, parques de diversões e diferentes atrações turísticas.

No entanto, o sucesso comercial foi tão grande que logo decidiu-se pela criação de mais duas ilhas.

Uma peculiaridade da sua construção foi a dificuldade em realizar a obra na areia do deserto, que é muito fina e inadequada para a construção civil. Por isso, foi preciso dragar e utilizar uma enorme quantidade de areia do mar (mais grossa) e rochas para assentar as ilhas.

Além disso, também foram construídos quebra-mares em torno das ilhas, para evitar o impacto das ondas, capazes de comprometer a estrutura das ilhas.

3 – Cayan Tower – Sem dúvida os arranha-céus são grandes destaques da construção civil. Tanto pela altura, quanto pela complexidade do projeto, eles ganham muito destaque em relação a outros empreendimentos.

Também em Dubai, este empreendimento possui altura de 330 metros, distribuídos em 80 andares. O prédio apresenta um estilo de design deslumbrante, com uma arquitetura única e imponente.

De todas as obras incríveis pelo mundo, esta teve um desafio extraordinário em sua construção. 

O arranha-céu foi feito em uma rotação completa de 90 graus. Para que isso fosse possível, foi necessário que a cada novo pavimento, conforme aumenta-se os andares, fosse girados 1,2 graus em relação ao pavimento anterior.

Assim, como resultado, a Cayan Tower apresenta um formato retorcido único e incrível, ganhando grande destaque pelo mundo. Ele também foi construído em forma hexagonal, para que todos os apartamentos tivessem uma visão panorâmica para o mar.

Desde as fases de projeto até a de construção, foram investidos cerca de R$ 600 milhões no empreendimento.

4 – Turning Torso – Outro empreendimento “torcido”, mas que fica localizado na Suécia. É um dos prédios mais bonitos que existe. Ele abriga um total de 149 apartamentos de puro luxo distribuídos em 54 andares.

Desse modo, o edifício faz um giro, como uma torção de 90 graus, desde o térreo até à cobertura. É baseado em uma escultura do arquiteto Santiago Calatrava, que desenhou o projeto incrível.

Também apresenta uma elevada complexidade nos cálculos estruturais e na execução, ainda mais considerando que essa é uma região de ventos inclementes e temperaturas que chegam a –20 ºC.

5 – Hotel Unique – O Brasil também possui um papel fundamental em obras incríveis pelo mundo e não poderia ficar de fora da lista.

O Hotel Unique, localizado em São Paulo, tem um formato de navio e acomoda hóspedes nessa estrutura singular. Ele abriga 95 apartamentos, sendo 10 suítes, e em seu terraço encontra-se o restaurante Skye. 

Sua arquitetura marcante ainda conta com enormes janelas circulares, dando uma visão panorâmica da região dos Jardins, belíssima região da cidade.

6 – Yachthouse by Pininfarina – Este é o maior prédio da América Latina, com 81 pavimentos. Fica localizado na Barra Sul de Balneário Camboriú/SC.

Sua construção envolveu aproximadamente 600 trabalhadores e 87 mil m³ de concreto e foi empregada a técnica outrigger.

Esta obra também é um orgulho para a União Fundações, que fez parte da construção desse projeto de grande destaque na história da construção civil.

7 – Viaduto 13 – Agora saindo um pouco dos empreendimentos de luxo, vamos dar destaque para o Viaduto 13, também conhecido como Viaduto do Exército.

É o mais alto das Américas e o terceiro mais alto do mundo, perdendo apenas para o viaduto Mala Rijeka, que fica em Montenegro, e a ponte de Beipanjiang, na China.

Ele possui 143 metros de altura e 509 de extensão. Suas fundações são do tipo sapata corrida e estão enterradas a 21 metros abaixo do nível do solo. Os pilares são formados por quatro paredes de 80 centímetros de espessura.

O Viaduto foi inaugurado em 1978 e faz parte da Ferrovia do Trigo, no trecho que conecta as cidades de Muçum e Vespasiano Corrêa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Falar no WhatsApp
Precisa de ajuda?