5 vantagens de usar o 5G na Construção Civil

Aluguel de guindaste: porque apostar na terceirização desse equipamento
Aluguel de guindaste: porque apostar na terceirização desse equipamento
16 de fevereiro de 2023
Fundação Radier: saiba tudo sobre esse tipo de fundação
Fundação Radier: saiba tudo sobre esse tipo de fundação
15 de março de 2023

5 vantagens de usar o 5G na Construção Civil

5 vantagens de usar o 5G na Construção Civil

5 vantagens de usar o 5G na Construção Civil

A comunicação 5G está chegando gradativamente no Brasil e essa tecnologia vai revolucionar diversos mercados. O 5G na Construção Civil possui um potencial de implementar tecnologia de ponta no setor e aprimorar ainda mais técnicas, processos e trabalhos.

Nesse sentido, os avanços tecnológicos sempre fizeram parte do setor. A construção civil é conhecida por se apropriar de novas tecnologias e fazer com que os canteiros de obras sejam mais funcionais, ágeis e eficientes.

Com essa tecnologia voltada para a informação e comunicação de dados, é possível fazer atividades de planejamento, operações, controle e segurança muito mais otimizadas. Principalmente com a implementação da Internet das Coisas no setor.

A internet 5G na Construção Civil traz alta velocidade e grande capacidade de transmissão de dados, com baixa latência e alta confiabilidade. Ainda oferece maior possibilidade de transformar todos os processos digitais e ampliar o alcance da comunicação. 

Um dos seus pontos principais está no fato de que ela permitirá a gestão dos materiais de trabalho e o controle dinâmico das atividades, através da digitalização de documentos.

Outro ponto positivo que ela traz é a possibilidade de fazer o planejamento com maior eficiência. Desse modo, é possível identificar quais seriam os eventuais impedimentos para a execução dos trabalhos planejados. 

A partir dessa coleta e transmissão de informações, a equipe de canteiro de obras pode ser redistribuída para outras atividades, por exemplo. Tudo isso de forma rápida, evitando paralisações, desperdícios de materiais e atrasos no cronograma.

Talvez o benefício mais impactante está na comunicação bidirecional e em tempo real entre todos os profissionais, dispositivos e máquinas. 

Um exemplo é a realização de transmissão de vídeo, algo fundamental se combinado com ferramentas de Building Information Modeling (BIM) e outras aplicações de realidade virtual ou aumentada. Também é possível transferir dados ambientais, dados de saúde do trabalhador e equipamentos de proteção individual (EPI) em tempo real.

É possível perceber as diversas vantagens que essa nova tecnologia vai trazer para a vida dos usuários e para as empresas dos mais diversos setores. Agora como o 5G poderá beneficiar a área da construção civil? Confira abaixo algumas das principais vantagens dessa inovação tecnológica.

5 vantagens de usar o 5G na Construção Civil

Facilitação de trabalhos remotos – Em primeiro lugar, a utilização da tecnologia 5G na Construção Civil colabora na agilidade e fluidez dos trabalhos remotos. 

Como esse tipo de conexão é extremamente mais rápida e estável, ela também apresenta ampla cobertura. Ou seja, faz com que a troca de dados e informações em trabalhos remotos ocorra de forma acelerada e eficaz.

Melhoria na colaboração – Com a utilização da tecnologia 5G é possível fazer com que o maior número possível de pessoas faça conexões simultâneas, sem diminuir a eficiência do trabalho. 

Assim, durante o trabalho na construção civil, todos os dispositivos necessários para o trabalho funcionar vão operar sem nenhum atraso.

Maior produtividade – Além de eficiente, a tecnologia 5G também é muito mais econômica do que uma conexão normal. Nesse sentido, ela chega a gastar cerca de 90% menos energia dos aparelhos conectados. 

A produtividade aumenta no momento em que é gerada essa economia de bateria nos dispositivos, fazendo também com que as conexões sejam mais rápidas e ágeis.

Agilidade através dos dados – A Internet das Coisas, ou seja, a conexão digital de diversos objetos do cotidiano ou do trabalho, impacta bastante nos canteiros de obras. Com ela, é possível criar uma rede de objetos físicos capazes de reunir e de transmitir dados.

Assim, utilizar o 5G na construção civil é um passo para aplicar ainda mais esse tipo de tecnologia. Facilitar a interconectividade de aparelhos faz com que seja reduzido os limites geográficos e também aumenta a capacidade de conexão. 

Além disso, a utilização da inteligência artificial pode ser ainda mais ampliada com essas conexões facilitadas e ágeis.

Sustentabilidade – A tecnologia 5G na construção civil também abre uma possibilidade grandiosa para implementar novas soluções de sustentabilidade. A utilização desse tipo de tecnologia, que é flexível e robusta, reflete em diferenciais competitivos extremamente relevantes no mercado. 

Ou seja, o seu uso é uma grande oportunidade para que se foque em inovação em engenharia e possibilidade de posicionamento estratégico no mercado imobiliário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?