5 processos para melhorar a produtividade na construção

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5 processos para melhorar a produtividade na construção

Novos empreendimentos surgem a cada momento e as empresas construtoras precisam se adaptar às novas exigências do mercado. A produtividade na construção civil é um dos principais requisitos para que as construtoras consigam se manter competitivas nesse cenário.

Além disso, os clientes também estão mais exigentes, tanto com a relação dos prazos, mas também com a qualidade dos empreendimentos entregues. 

Ou seja, para que você se mantenha em alta, é necessário entregar obras em menos tempo, mas com um alto padrão de qualidade.

Desse modo, indústria da construção civil precisa, cada vez mais, otimizar a produtividade para combater as dificuldades do setor e enfrentar os novos desafios que surgem.

Um papel fundamental para que este desempenho seja melhorado vem dos líderes dos projetos. Eles devem estar atentos e organizados para criar diretrizes e realizar orientações para toda a equipe. 

Assim é possível que todos consigam desenvolver o potencial em conjunto e melhorar a produtividade na construção.

Existem diversos processos que podem ser implementados na obra para otimizar o trabalho, garantindo um bom desempenho e produtividade na construção. A União Fundações separou cinco dicas para te ajudar. Confira!

5 processos para melhorar a produtividade na construção

Planejamento – Estar preparado e realizar um bom planejamento é algo que a União Fundações sempre destaca. Realizar uma gestão sem organização impacta diretamente na produtividade na construção, reduzindo os índices de aproveitamento da empresa e até mesmo do setor, como um todo.

Por isso, é fundamental que a empresa esteja bem estruturada e conectada com a organização e com o planejamento. 

A partir disso, é possível executar a obra de forma mais sistemática, elencando as prioridades e os processos mais importantes. 

Além disso, você consegue controlar melhor os prazos e permite que o canteiro seja esquematizado para o trabalho fluir melhor.

Um dos processos que pode facilitar nesse sentido é a criação de um cronograma de atividades. Outro ponto fundamental é investir na comunicação e na troca de informações entre gestores, mestres de obras e operários.

Isto também serve para reduzir atrasos, e localizar mais facilmente os problemas e encontrar maneiras de resolvê-los. Desse modo a empresa consegue alinhar bem todas as necessidades e etapas, aumentando a produtividade na construção.

A partir de um planejamento eficiente todos os profissionais se tornam capacitados para se adaptar aos imprevistos e executar tomada de decisões e a resolução dos problemas antes mesmo que ocorram. 

Além de melhorar na produtividade, também reduz os riscos de retrabalhos  e desperdícios, melhorando não só a eficiência do projeto, mas também a qualidade.

Layout do canteiro de obras – Durante a execução do projeto, o canteiro de obras se torna extremamente movimento, por inúmeros profissionais de diferentes áreas. Fazer o planejamento do layout também influencia na produtividade na construção.

O ideal é que não se criem caminhos longos para que os operários tenham que buscar os materiais. Assim, é possível economizar tempo, ao reduzir a distância entre as frentes executivas e o estoque dos materiais, equipamentos e estações de trabalho.

O layout funcional do canteiro de obras aproxima os profissionais dos recursos necessários para realizar suas atividades. Com isso, os trabalhadores podem fluir bem em todas as etapas da obra e melhorar consideravelmente a logística como um todo. 

Outra dica é, quando possível, mover estoques e centrais de trabalho para otimizar a execução dos serviços.

Criar uma cultura voltada para produtividade para a construção – Incutir a importância da produtividade na construção é um dos passos fundamentais para qualquer empresa. 

Quanto menor tempo levar para a obra ficar pronta, menos recursos serão gastos e mais obras podem ser realizadas, além de fortalecer a competitividade da empresa no mercado.

Por isso, com maior agilidade e assertividade na hora de executar os processos construtivos, é possível aumentar os lucros e ainda garantir uma obra de qualidade. 

Para os profissionais envolvidos também é importante que tenham conhecimento das melhores técnicas e estejam equipados com as melhores ferramentas de trabalho. Todos saem ganhando com isso.

Controle de custos efetivo – Controlar os gastos envolve, principalmente nos custos diretos com materiais de construção, por exemplo. No entanto, existem gastos que não enxergamos normalmente e que podem atrapalhar na produtividade na construção.

A ociosidade dos trabalhadores é o que causa impacto, nesse sentido. Por isso, tenha bem organizado e controlado as atividades de todos, identificando o rendimento das equipes e o gasto com retrabalhos, locomoção pelo canteiro ou tempo desperdiçado.

Um passo importante é ter o controle em tempo real de seus histogramas de mão de obra e de equipamentos. 

A partir disso, faça o acompanhamento frequente de todos os serviços contratados e também crie uma conscientização nas equipes para o uso racional de materiais e recursos. 

Por isso é muito importante criar a cultura da produtividade e também trabalhar em conjunto com os mestres encarregados.

Uso da tecnologia – Se apropriar da tecnologia não é mais um diferencial e sim uma exigência básica para qualquer empresa. Utilizar de dispositivos móveis e softwares de gestão de obras é um passo fundamental para melhorar a produtividade na construção.

Com isso, você pode ter acesso rápido e fácil aos dados proporcionado pelas ferramentas tecnológicas, melhorando sua eficiência e oferecendo uma visão ampla das obras, além de facilitar nas tomadas de decisões.

Existem soluções tecnológicas que trabalham por um sistema de apontamento. Assim, pode-se ter plena noção da análise de produtividade, mensurando a mão de obra, equipamentos e o que cada um produziu ao final do dia.

Além disso, os dispositivos móveis podem ser utilizados para facilitar no trabalho de coleta, processamento, armazenagem e análise de dados. 

Tudo isso melhora não só a comunicação com o cliente, dando um atendimento personalizado, mas também melhorando na no fluxo de informações da obra como um todo, integrando as diversas equipes da empresa.

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