5 principais causas de problemas nas fundações

Etapas da Construção de um Prédio: da fundação ao acabamento
Etapas da Construção de um Prédio: da fundação ao acabamento
31 de janeiro de 2022
Tipos de sondagem de solo: qual a melhor para sua obra?
Tipos de sondagem de solo: qual a melhor para sua obra?
22 de fevereiro de 2022

5 principais causas de problemas nas fundações

5 principais causas de problemas nas fundações

5 principais causas de problemas nas fundações

É fundamental entender as causas de problemas nas fundações e saber como corrigi-los por causa de patologias na fundação podem colocar em risco a segurança dos usuários e também do empreendimento.

Assim, para evitar acidentes e prejuízos, existem etapas e processos que devem ser realizados com máxima precisão e eficiência.

Caso contrário, é possível ocorrer o desgaste do empreendimento, surgindo patologias graves e até mesmo a necessidade da interdição de estruturas e obras de emergência. Corrigir estes problemas após o empreendimento estar finalizado é muito mais caro do que se ele fosse prevenido.

 

5 principais causas de problemas nas fundações e como evitá-las

 

1 – Investigação do solo:

Um dos problemas nas fundações está ligado diretamente à falta de planejamento. Nesse sentido, conhecer o solo onde acontecerá a construção do empreendimento é fundamental para o sucesso da obra.

Ou seja, você precisa conhecer o solo antes de executar o processo de uma fundação, já que ele é o meio que vai suportar todas as cargas.

Com um planejamento eficiente e preciso, os responsáveis pela obra são capazes de determinar quais os tipos de ensaio devem ser realizados para avaliar o solo. Assim, é possível obter todas as características da região e determinar a complexidade da obra.

Um dos principais ensaios realizados é a sondagem do solo. Este método realiza o reconhecimento e caracterização do terreno, apresentando informações importantes sobre o solo.

Dentre algumas destas informações, podemos destacar: identificação das diferentes camadas do solo, classificação de cada camada, o nível do lençol freático e a capacidade de carga ou resistência do solo em várias profundidades.

Assim, para evitar problemas nas fundações, garantindo precisão e qualidade na obra, faça sempre o melhor planejamento e investigação possível.

 

2- Anomalias no solo:

Existem problemas nas fundações que podem ser causadas por anomalias no solo. Quando a sondagem não é capaz de captar estas irregularidades, estes empecilhos aparecem e devem ser solucionados.

Estes problemas podem ser causados por vegetações muito próximas das fundações. Além de causar o levantamento das estruturas leves, também pode modificar a umidade do solo. Para evitar isto, é necessário verificar o tipo de raiz da árvore e determinar se seu crescimento causará problemas à edificação.

Também existem os solos colapsíveis, que são propensos a sofrer um rearranjo radical das partículas. Isso pode causar uma grande redução no volume do solo, devido à saturação.

Os maiores acidentes causados por solos colapsíveis ocorrem quando há algum tipo de vazamento ou liberação de água em grande quantidade no terreno, causando uma brusca variação na umidade.

Nesse sentido, existem também os solos expansíveis, que apresentam argilo-minerais expansivos, que variam de volume com a presença de umidade. Esse tipo de problema afeta principalmente as fundações superficiais e para resolver é necessário isolar a estrutura dos materiais expansíveis e reforçar a estrutura.

A presença de matacões é outro causador de problemas nas fundações em relação às anomalias do solo. Estes são blocos de rocha não decompostos alojados no solo residual. Além de interferirem nos resultados da sondagem, também dificultam a implantação das fundações.

Por último, temos as zonas cársicas, onde ocorrem a presença de rochas compostas por carbonatos de cálcio e magnésio. A formação delas geram cavidades escondidas por camada de rochas superficiais com sedimentos não solúveis e solos residuais, dando uma falsa impressão de segurança.

 

3 – Erros no projeto:

A elaboração de um projeto de fundação é uma das etapas mais importantes para o sucesso na construção civil.

Um projeto mal elaborado pode causar grandes problemas nas fundações. Dentre eles, podemos destacar a consideração de um perfil de solo mais otimista do que o real.

Também pode ocorrer a adoção de um cálculo de capacidade de carga que não representa bem aquele tipo de solo. Além disso, podem ocorrer problemas que envolvem o desconhecimento do real comportamento das fundações.

De fato, o projeto de fundação pode garantir maior segurança e eficiência na construção, apresentando o dimensionamento correto e também a escolha do tipo de fundação mais adequado para o solo.

 

4 – Fundações sobre aterros:

Realizar a execução de fundação sobre aterros pode ser um grande problema para a construção do empreendimento. Isto ocorre porque o peso próprio do aterro somado ao peso da estrutura causa deformações no corpo do aterro e no solo natural.

Desse modo, podem ocorrer uma série de recalques, que devem ser levados em consideração durante o projeto e execução das estruturas.

Estes recalques podem acontecer quando não há compactação (solos argilosos) ou vibração do aterro (solos arenosos). Assim, o aterro apresenta grande volume de vazios, recalcando de forma lenta e contínua.

 

5 – Falhas na execução:

Por último, os problemas nas fundações podem ser causados pela execução mal feita de todo o processo.

Nesse sentido, vale destacar que é necessário que a fundação seja realizada por profissionais experientes e qualificados, além de utilizar maquinário de última geração.

Outro ponto importante é realizar a execução da fundação conforme as determinações de projeto. Isto também vale para o tipo de equipamento utilizado. Existem momentos propícios para a execução de hélices contínuas e outros para modelos diferentes de trabalho.

Isto também vale para a utilização de materiais inadequados. Deve-se estipular o consumo de cimento, resistência e seu abatimento de tronco de cone, caso a fundação seja de concreto.

Além disso, é necessário utilizar concreto de qualidade, pois isto afeta a integridade e resistência dos elementos de fundação. Caso as fundações sejam pré-moldadas, deve-se analisar a integridade das peças e dos elementos de ligação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Falar no WhatsApp
Precisa de ajuda?