5 dicas para reduzir transtornos causados por temporais no canteiro

Saiba tudo sobre as fundações de arranha-céus
19 de maio de 2021
Conheça a NBR 6122, norma sobre projeto e execução de fundações
9 de junho de 2021

5 dicas para reduzir transtornos causados por temporais no canteiro

O clima pode ser um fator decisivo para as operações em obras. Uma das principais preocupações para quem está planejando uma construção são os temporais no canteiro de obras. 

Por isso, acompanhar a previsão do tempo não é um passo importante para tomar determinadas ações no planejamento do dia a dia.

Em caso de intempéries do tempo mais complicadas, como é o caso de temporais no canteiro, existem cuidados que devem ser tomados para evitar não só atrasos, mas também para colaborar com a saúde e segurança do trabalhador.

Nesse sentido, as chuvas exigem um cuidado muito maior do que outros climas, pois podem provocar deslizamentos de terra e acidentes com descargas elétricas, por exemplo. 

Além disso, são capazes de reduzir e muito a produtividade da obra, pois ela causa falhas no abastecimento de materiais e, além disso, interrompe os serviços.

Desse modo, é fundamental que você esteja atento ao planejamento, principalmente quando são atividades ao ar livre. Assim, organizar para que elas aconteçam em meses de estiagem é um grande começo para evitar os transtornos causados pelos temporais no canteiro.

Por isso, separamos alguns passos importantes para sustentar esse planejamento e dar um bom andamento a obra. Confira:

5 dicas para reduzir transtornos causados por temporais no canteiro

1 – Planejamento consistente – A União Fundações sempre destacou a importância do planejamento para qualquer obra de construção civil. Em todos os passos, existem técnicas que facilitam nesse sentido, mas o fundamental é que se tenha uma consciência de prevenção e organização prévia para todos os processos da obra.

Assim, para que você evite danos causados por deixe uma temporais no canteiro é necessário fazer um estudo detalhado. 

Deve-se considerar não só as estatísticas e portais de previsões do tempo, mas como também os alertas de órgãos públicos, como a Defesa Civil. Desse modo, é possível que as equipes possam se precaver e até mesmo antecipar atividades que serão feitas em locais abertos.

Mesmo assim, sabemos que todos os trabalhos que são executados em áreas externas acabam sendo prejudicados pelas chuvas. esse sentido, os temporais no canteiro impactam a entrega da obra principalmente na execução de fundações e também na contenção de muros. 

Isto ocorre porque são etapas iniciais da construção civil, que quando sofrem atrasos, podem impactar o restante do projeto. As chuvas também, muitas vezes, o encharcam o solo, o que deixa o terreno mais propício a movimentações de terra.

Assim, existem muitas opções para que você não atrase a obra. Com um bom planejamento, pode organizar para que os trabalhos continuem nas áreas já cobertas. 

Por isso é fundamental que os envolvidos na organização do cronograma estejam cientes das possibilidades de interferência das chuvas e as datas onde existem maiores chances de isto ocorrer. Com isso, é possível priorizar estas tarefas e dar um bom andamento à obra.

2 –  Proteção a materiais e a equipamentos – Ainda dentro do planejamento e da organização, também podemos destacar o armazenamento correto de materiais e de equipamentos. Ou seja, o controle de estoque também deve ser feito com a proteção necessária para evitar perdas e prejuízos.

Os materiais mais afetados e que devem ter um cuidado redobrado são tijolos, brita, areia, cimento e para outros insumos, que devem ter uma cobertura adequada, evitando a umidade e a chuva.

Além disso, deve-se ter uma garantia de reserva de abastecimento de materiais para o canteiro de obras. Este papel fundamental do controle de estoque se destaca quando temos temporais no canteiro. Isto ocorre porque existe a possibilidade de alguns materiais serem prejudicados, mesmo com proteção adequada e, por isso, deve-se ter em mente uma sobra para evitar atrasos.

Também é possível utilizar de tecnologias construtivas que utilizem menos abastecimento contínuo de material, sendo mais sustentáveis e rápidas.

3 – Sinalizações claras – Durante temporais no canteiro e até mesmo em chuvas mais brandas, a visibilidade fica muito prejudicada para os funcionários. Existem diversas Normas Regulamentadoras que orientam para o uso de sinalizações e destacam a importância destas.

Com a visibilidade reduzida a possibilidade de acidentes de trabalho cresce e, por isso, é necessário que se reforce a sinalização, principalmente em pontos que são considerados de risco. Assim, devemos ressaltar a importância de uma sinalização clara e correta e áreas de escavação e onde estão localizados os geradores de energia.

4 – Bombeamento de água – Mesmo com todo o cuidado, temporais no canteiro podem causar alagamentos. Para isso, utilizam-se bombas de bombeamento de água, que evitam o alto volume de água no terreno da obra.

No entanto, é necessário fazer o dimensionamento correto da bomba, tendo como base o volume médio de água a ser retirado e o caminhamento da tubulação do ponto de captação até o descarte. 

E, nesse caso, como se trata de drenagem, o descarte pode ser feito junto com as águas pluviais. Mesmo assim, é necessário realizar a filtragem prévia da água, para que se evite descartar incorretamente resíduos sólidos às redes públicas.

5 – Ações rápidas – Sabemos que a previsão é baseada em prospecções do clima. Ou seja, ela pode indicar caminhos, mas imprevistos podem ocorrer e temporais no canteiro podem acontecer surpresas.

Assim, esteja preparado para tomar ações rápidas, que diminuam os impactos causados pela chuva. Podemos destacar, por exemplo, verificar as áreas de risco, interromper as atividades que ofereçam perigo e proteger os materiais que estão em uso. 

Além disso, oriente as equipes de trabalho para que se desloquem a locais coberto e sem riscos, onde seja possível dar continuidade aos trabalhos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Falar no WhatsApp
Precisa de ajuda?