5 detalhes sobre fundação que fazem a diferença em um bom projeto

7 obras incríveis pelo mundo
7 obras incríveis pelo mundo
15 de dezembro de 2021
Arranha-céus: conheça os maiores prédios do Brasil com a fundação realizada pela União Fundações
Arranha-céus: conheça os maiores prédios do Brasil com a fundação realizada pela União Fundações
17 de janeiro de 2022

5 detalhes sobre fundação que fazem a diferença em um bom projeto

5 detalhes sobre fundação que fazem a diferença em um bom projeto

5 detalhes sobre fundação que fazem a diferença em um bom projeto

A fundação tem um papel muito importante para as obras de construção civil. Ela é responsável majoritariamente pela segurança do empreendimento, já que deve distribuir adequadamente o peso da construção para o solo.

Este processo deve ser feito com planejamento e por profissionais qualificados. Desse modo é possível garantir que não ocorram deslizamentos de terra e outros problemas, como trincas e rachaduras nas paredes.

Ou seja, ela é o alicerce necessário para que a obra se mantenha resistente e que, com o tempo, não haja rupturas na estrutura do edifício.

Para que ela seja executada de maneira correta, existem diversas etapas e processos que devem ser realizados. Tudo isso através do projeto de fundação, que deve ser implementado seguindo à risca as normas técnicas estipuladas.

Por isso, separamos alguns detalhes que fazem toda a diferença na hora de executar um bom projeto de fundação e para o sucesso da sua obra.

 

5 detalhes sobre fundação que fazem a diferença em um bom projeto

 

Profissionais qualificados – O primeiro detalhe que faz a diferença em bons projetos de fundações é a equipe que vai trabalhar na obra. Todos os profissionais precisam ser habilitados e com grande conhecimento técnico.

Além disso, a experiência conta muito, principalmente na hora de resolver problemas ou dificuldades impostas pelo terreno ou outros imprevistos. Tudo isso garante uma fundação de qualidade, sem riscos e com entrega em menos tempo.

Os profissionais também podem apresentar os seus conhecimentos na hora de adquirir os materiais, trazendo um bom custo-benefício para a obra e com mais espaço de tempo para manutenção.

Assim, você precisa ter a garantia de que está trabalhando com profissionais que se mantêm atualizados quanto a novas práticas e também na utilização de máquinas modernas.

 

Projeto de fundação:

O projeto de fundação é imprescindível para a construção de toda edificação. Através dele serão determinados diversos fatores e elementos necessários para a execução das fundações.

Os projetos precisam ser bem elaborados, sobretudo para evitar problemas futuros, manutenções e acidentes. Assim, evita-se o surgimento de patologias, como os recalques, por exemplo, que são os tipos de problemas mais comuns, que costumam acontecer no solo.

Ele pode resultar em graves problemas, como rachaduras, trincas, fissuras na estrutura da edificação e, em casos mais graves, pode causar até mesmo o colapso da obra.

Assim, o projeto de fundação precisa ser elaborado por profissionais qualificados, com amplo conhecimento das normas técnicas, para um trabalho bem feito, econômico na medida certa, e com a qualidade necessária.

Seguindo todos os cálculos e caminhos necessários, além da aplicação das normas técnicas vigentes, a fundação terá uma série de vantagens para todos, que vão desde a segurança das pessoas, até a economia de material, tempo, mão-de-obra e equipamentos.

 

Maquinário Moderno:

Tão importante para a fundação quanto os profissionais responsáveis, são os equipamentos e ferramentas que serão utilizados. 

As máquinas têm um papel imprescindível na construção civil, e precisam garantir que a execução da sua obra seja feita com qualidade e dentro do prazo determinado no projeto.

Além de moderno, o equipamento precisa estar em pleno funcionamento. Isso traz diversos benefícios para a fundação, como redução de trabalho manual, menor chance de retrabalho e qualidade padronizada.

Além disso, é possível até mesmo reduzir custos e prazos de entrega com a utilização dos equipamentos de última geração.

 

Escolher o tipo de fundação:

 Esse detalhe faz toda a diferença na hora de executar uma fundação. O processo é realizado já no projeto, e investir no tipo mais adequado à construção é importante não somente pela qualidade, mas porque a má escolha pode pôr em risco a vida das pessoas.

Existem dois grandes tipos de fundações e cada uma delas apresenta diversos modelos de fundação para serem aplicados.

A fundação rasa tem como característica principal a transmissão de carga para o solo pela base. Em geral, a profundidade de escavação é igual ou inferior a 3 metros e é feita de forma manual. Ela é bastante comum em casas com até dois pavimentos e em solos com boa resistência.

Já o segundo tipo, a fundação profunda, pode transmitir a carga através da base e/ou superfície lateral. Geralmente é utilizada em obras em que os solos superficiais são pouco competentes ou quando se têm carregamentos horizontais muito grandes quando comparados ao carregamento vertical.

 

Sustentabilidade:

 Por último, as fundações precisam, cada vez mais, serem executadas com sustentabilidade e consciência ecológica. As medidas sustentáveis na fundação estão sendo cada vez mais valorizadas e são fundamentais para que a construção civil se adeque à nova realidade de preservação ambiental.

A construção sustentável passou a ser uma exigência de novos contratantes e, também por isso, deve estar na mira de profissionais que realizam fundações. Essa é uma forma de se construir casas e edifícios em harmonia com o meio ambiente. 

Todo o processo de preservação ocorre na produção e pós-construção, com o objetivo de amenizar os impactos à natureza, reduzindo o máximo possível os resíduos e utilizando com eficiência os materiais e bens naturais, como água e energia.

Além disso, é importante utilizar técnicas modernas, com materiais que não agridem o meio ambiente. 

Por exemplo, o sistema por Hélice Contínua Monitorada, que não utiliza a perigosa lama bentonítica, que pode causar a morte de animais e plantas que estão no ecossistema quando é jogada no meio ambiente em uma quantidade relativamente grande.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Falar no WhatsApp
Precisa de ajuda?