4 pontos importantes em uma fundação

Qual a utilidade da fundação em uma construção?
Qual a utilidade da fundação em uma construção?
24 de janeiro de 2024
Economia na obra e bons resultados. Confira algumas dicas para aplicar em seu empreendiment
Economia na obra e bons resultados: Confira algumas dicas para aplicar em seu empreendimento
1 de março de 2024

4 pontos importantes em uma fundação

4 pontos importantes em uma fundação

Building construction site on white background illustration

Como já destacamos diversas vezes por aqui, a fundação é considerada como os elementos mais importantes de uma obra. Ela é responsável por receber toda a carga proveniente da estrutura e fazer sua distribuição para as camadas resistentes do solo sem provocar ruptura do terreno. 

 

Ou seja, a fundação deve ser bem projetada, já que impacta diretamente na viabilidade da obra.  

 

Caso seja feita de maneira equivocada, ou então por profissionais inexperientes, o seu conserto pode sair muito mais caro para o orçamento. Em alguns casos, o empreendimento pode até mesmo necessitar de demolição, inviabilizando todo o rendimento do projeto. 

 

Nesse sentido, existem quatro pontos muito importantes que devem ser avaliados na hora de executar uma fundação. Sem considerar estas etapas, com toda a certeza o seu empreendimento estará em risco. Eles valem tanto para o andamento da obra como um todo, quanto para a escolha entre os diversos tipos de fundações. Confira! 

 

4 pontos importantes em uma fundação 

 

Topografia do terreno – Primeiramente, como a fundação é responsável por transmitir a carga da estrutura para o solo, é necessário realizar a avaliação da topografia do terreno 

 

Ou seja, são feitos estudos para coletar dados sobre as características de um terreno, dimensões, possíveis desníveis e existências de acidentes geográficos naturais e artificiais, por exemplo. 

 

O estudo também vai apontar a presença de obstáculos na área onde a obra será construída, como grandes árvores ou rochas. Ou seja, ele constata a necessidade de executar terraplenagem, além de remoção de dutos, transposição de árvores e licenciamento ambiental, entre outros. 

 

Outras informações importantes coletadas pelo estudo topográfico são os limites entre terrenos, confrontantes, localização, amarração e posicionamento.  

 

A partir disso é possível dar início ao projeto de arquitetônico e de fundação. Caso não esse estudo não seja realizado, é possível que diversos problemas ocorram no projeto arquitetônico, além de remoção de terra inadequada, desperdícios de material e desrespeito às leis vigentes, por exemplo. 

 

Projeto da fundação – Essa é uma das etapas mais importantes para a fundação. Resumidamente, esse é o momento de conceber todo o planejamento, realizando o dimensionamento e escolhendo dentre os tipos de fundações 

 

Além disso, caso ele não seja feito, o trabalho da construção corre sérios riscos de sofrer com problemas e alto custo de manutenção. 

Com um projeto em mãos e bem elaborado, a obra ainda tem garantia de maior segurança. Por exemplo, com a análise do solo estabelecida e registrada, é possível trabalhar para evitar deslizamentos de terra.  

 

Ele também oferece ideias para que os profissionais possam analisar e escolher a melhor solução possível para diversas questões da construção civil. Com isso, todo o empreendimento se torna mais econômico, já que também evita o superdimensionamento dos elementos e é possível prever o gasto com mão de obra. 

 

Preparação do solo – A preparação do solo é um dos momentos mais importantes que antecedem a execução de uma fundação. Essa etapa deve ser feita de forma rigorosa, pois é responsável também por uma edificação sólida, concreta e que não apresenta grandes falhas. 

 

Em geral, os terrenos não estão prontos para receber uma construção. Desse modo, é necessário realizar procedimentos padrões com qualidade, deixando a área da melhor maneira possível para iniciar o projeto. 

 

Desse modo, é realizada a demarcação do terreno, orientando os limites do lote, para que não seja feito em um espaço menor ou até mesmo fora da região. O projeto arquitetônico também é importante, pois ele vai ser utilizado para identificar o perfil topográfico do terreno e então verificar como e em que parte do espaço a construção será alocada. 

 

Além disso, antes de iniciar a fundação de uma obra, é necessário fazer a limpeza do terreno, removendo a vegetação e materiais que estejam no caminho.  

 

Também deve-se fazer a terraplenagem, que consiste no nivelamento do solo. Dificilmente um lote adquirido será perfeito, por isso esse procedimento é fundamental para garantir estabilidade para a obra. 

 

Ainda podemos dar destaque para a sondagem do solo. Esse estudo colhe dados fundamentais para definir as fundações da obra e a necessidade de concretagem de sapatas. 

 

Profissionais experientes – Por último, vamos abordar a importância de contratar profissionais experientes para executar uma fundação. 

 

Trabalhadores qualificados levam para as obras todo o seu conhecimento técnico e vivência, dominando técnicas atuais e possuindo embasamento para a melhor tomada de decisão possível. 

 

Nesse sentido, uma obra de construção civil é bastante complexa e exige diversos desafios e imprevistos para serem lidados. Esses profissionais apresentam o conhecimento sobre os materiais, técnicas e regulamentações é fundamental para garantir a segurança e a eficiência do projeto. 

 

Além disso, ao contratar profissionais qualificados, você tem a garantia de que a segurança estará em primeiro lugar, minimizando os riscos para todos os envolvidos.  

Isso impacta diretamente na qualidade da obra, já que eles seguirão padrões de qualidade estritos. Isso se traduz em uma obra durável, esteticamente agradável e funcional. 

 

Esses trabalhadores também farão a diferença no sentido de seguir em conformidade com regulamentações, algo que muito importante para atuar dentro da legislação vigente e não causar problemas para o empreendimento. 

 

Todos esses benefícios ainda se somam ao fato de que o trabalho de profissionais experientes tem a garantia do cumprimento de prazos, evitando atrasos, mas com a mesma qualidade de entrega do produto final.  

 

Ou seja, é sinônimo também de valorização do imóvel, especialmente importante se você planeja vender ou alugar a propriedade no futuro. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?